Uma das informações de bastante importância em um currículo é o histórico profissional. Contar com uma experiência em empresa de renome pode ser um diferencial em um processo seletivo concorrido.

No entanto, nos últimos anos, com grandes e importantes empresas envolvidas em escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro, como fica para o profissional ter seu nome ligado a essas companhias?

Isso prejudica a imagem?

Se o profissional estava envolvido no esquema de corrupção diretamente, com certeza terá sua imagem prejudicada. Agora, se a área de atuação não tinha relação direta com isso, é possível que os recrutadores entendam. Durante a entrevista, procure focar na sua experiência profissional e nas principais conquistas ao longo da carreira.

DICAS PARA ENTREVISTAS DE EMPREGO

Evidencie, por meio de dados reais, o quanto você pode agregar ao negócio do futuro empregador. Inclua em seu discurso valores e crenças que possam indicar ao headhunter traços éticos do seu perfil.

Caso o recrutador faça uma menção direta ao caso de corrupção, dê exemplos práticos de qual e como era a sua relação com a área investigada. Se você não tinha envolvimento no esquema ilegal, não há o que temer. Seja transparente e, como já dissemos em outros posts, mentir está fora de moda e inconsistências de informações podem fazer você ser rapidamente descartado de um processo seletivo.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Assista à explicação

Thatyanne Carvalho, Consultora de Recrutamento da Robert Half, fala sobre o assunto:

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS