Durante um processo seletivo, a checagem de referência profissional é uma etapa importante. Para os recrutadores, esse é o momento de ter uma base sobre o perfil técnico e comportamental do profissional no ambiente de trabalho, tendo como fonte direta alguém que tenha convivido com o candidato no dia a dia profissional.

Quem devo indicar como referência profissional?

Neste momento é comum aparecer na sua mente uma lista com vários nomes das pessoas que trabalharam com você, principalmente antigos líderes. São eles que poderão atestar a qualidade do seu trabalho, sua entrega e resultados.

No entanto, sua lista pode ser maior. Pares e subordinados, se for o caso, também podem ser indicados.

[Leia também: Preciso dar referências profissionais durante a entrevista?]

Recrutadores vão além na checagem de referência profissional

Mesmo que você entregue uma lista completa de nomes e contatos, normalmente os empregadores não se limitam apenas às suas indicações. É comum, por conta própria, eles ampliarem a lista em busca de outras pessoas que possam dar mais referências sobre você.

Assista ao vídeo

Carolina Cabral, gerente de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema e dá uma dica: “Cuide do relacionamento interpessoal. Em algum momento da carreira, qualquer pessoa pode ser convidada a falar sobre você”.

Perguntas Frequentes

Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS