Por Juliana Porto

Quem já passou por uma entrevista de emprego sabe que, em algum momento da conversa, o recrutador dá ao entrevistado a chance de fazer perguntas. Neste momento do processo de seleção, você pode não apenas verificar se adaptaria ao posto como também impressionar o entrevistador. Mas qual é a melhor pergunta para fazer ao recrutador na entrevista de emprego e causar boa impressão?

A revista Business Insider conversou recentemente com a cofundadora da marca de sapatos femininos Solemates, Becca Brown, sobre o assunto. Antes de lançar seu próprio negócio, Becca, que é formada em Harvard e tem um MBA pela Universidade de Columbia, passou pelo Goldman Sachs, onde teve vários cargos, incluindo uma posição no time de recrutamento do banco.

Alguns candidatos chegaram a pergunta-la na época: “Qual é a parte mais desafiadora do seu trabalho?” ou “Quais foram os projetos mais interessantes em que você trabalhou?” - mas aquela que ela sempre esperava que lhe fosse perguntada, mas nunca apareceu é: “Onde você se vê em cinco anos?”.

“Eu gosto desta pergunta - e ninguém a fez - porque é difícil de responder”, disse ela à publicação. “É uma pergunta importante para fazer aos outros e a si mesmo, e se algum candidato a fizesse, ele se destacaria”, completou.

Para Becca, esta é uma boa pergunta a ser feita para recrutadores porque, enquanto candidato, é bom saber o que a pessoas que está te entrevistando pensa para a carreira dela dentro da futura empresa e analisar se é algo que está alinhado com seus objetivos. “Embora eles não sejam completamente correlacionados, ela ajuda o candidato a ter alguma indicação das possibilidades de crescimento a partir da experiência do recrutador”, disse.

 

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.