Por que você quer trabalhar aqui? Saiba como responder a essa pergunta.

Por Robert Half on 27 de julho de 2022
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por que você quer trabalhar aqui? Essa pergunta é uma das mais comuns nas entrevistas. Ela parece fácil de responder, mas pode ser difícil, principalmente se você não souber o que responder e improvisar a resposta. É arriscado não ter uma resposta sólida para essa pergunta - ela pode fazer toda a diferença para um empregador em potencial decidir se vai oferecer um emprego a você ou não. 

De 2021 para cá, muitos profissionais repensaram suas carreiras e partiram em busca de outras oportunidades como parte do que chamamos de “A Grande Renúncia” (The Great Resignation), um fenômeno muito observado nos Estados Unidos  e em menor escala em outros países, principalmente entre a parcela da população profissional mais qualificada. 

Já falamos em alguns posts sobre como se preparar para uma entrevista de emprego. Além das dicas básicas de conhecer a empresa e ser pontual, é importante também pesquisar sobre as principais perguntas feitas nas entrevistas.

Muitas delas são repetidas na maioria dos processos, então fica mais fácil se preparar para elas.

Envie sua vaga

Como responder: “Por que você quer trabalhar aqui?”

Essa pergunta é clássica, e surgir a qualquer momento durante uma entrevista. É provável que ela seja a primeira pergunta, pois o entrevistador poderá usá-la para definir o tom da conversa. Ela também pode surgir no final, pois o entrevistador procura confirmar seu interesse e entusiasmo pela oportunidade. 

Também é importante se preparar, pois a entrevista pode surgir de outras maneiras como “Por que você deseja trabalhar conosco?”, “Porque a empresa X?” ou ainda “Porque você está interessado nesta posição?”

Comece evitando repetir frases prontas, ditas pela maioria. Analise o descritivo da vaga e elabore uma resposta pensando nas suas melhores características. Insira na sua resposta elementos que demonstrem como você pode agregar valor para a empresa também. A contratação é uma via de mão dupla, você deseja o trabalho, mas o recrutador também deseja alguém que atenda às necessidades dele.

Não deixe de mencionar no discurso a sua afinidade com os valores e a cultura da empresa. Isso vai mostrar que você realmente se preparou para a entrevista.

Você também pode gostar de: As perguntas certas da entrevista de emprego

Respostas que você deve evitar

É também importante pensar no que você deve evitar falar quando questionado sobre o motivo pelo qual gostaria de trabalhar na empresa em questão. É fundamental formular uma resposta significativa e saber o que os empregadores provavelmente não gostariam de ouvir. Preste bem atenção aos exemplos abaixo sobre o que não se deve fazer nesta situação.

"Honestamente, só preciso de um emprego, e este me pareceu interessante" Apesar de ser uma resposta franca, ela não demonstra um interesse sincero no papel ou na companhia e deixa o entrevistador inseguro sobre se você realmente deseja essa oportunidade. 

"Esse emprego pode ser um passo para coisas maiores e melhores" Nenhum empregador espera que todos os colaboradores permaneçam na empresa a longo prazo, mas esse tipo de resposta dá margem para que o entrevistador pense que você queira somente utilizar a oportunidade como escada para sua carreira e está mais concentrado no futuro do que no presente. É como se você tivesse um pé fora da porta antes mesmo de ser contratado. 

"Ouvi dizer que esta companhia oferece bons salários e benefícios"  Embora também não seja uma justificativa ruim em si, afinal, qualquer companhia quer ser vista desta forma e as empresas líderes reconhecem que devem oferecer remuneração competitiva para contratar os melhores talentos. Apesar disso, ninguém quer contratar pessoas cuja principal motivação para trabalhar seja somente financeira. 

Uma maneira melhor de explicar por que você quer o cargo

Uma das melhores maneiras para responder à pergunta “Por que você quer trabalhar aqui?” é inverter a pergunta desta maneira: “Por que esta companhia iria querer me contratar?”.

Em outras palavras, pense mais sobre o que você tem a oferecer e como poderia ter um impacto, em vez de "por que conseguir o emprego te beneficiaria”. Eis três perguntas a serem consideradas à medida que o senhor desenvolver sua resposta:​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

Como você pode ajudar a empresa a ter sucesso?

Leia sobre o que está acontecendo com a companhia e sua indústria. Mudou recentemente suas ofertas de produtos ou serviços? Que pressões competitivas está enfrentando? Considere esta paisagem e pense: "Que conhecimento e experiência eu tenho que seria especialmente útil para este empregador neste momento"?

Leia também: Linguagem corporal na entrevista de emprego. Saiba como Agir

Quais êxitos passados você poderia repetir na nova companhia?

Como você atendeu ou superou as expectativas de seus empregadores nos empregos anteriores? Em quais problemas você teve um papel fundamental na resolução? Quais ideias você apresentou que ajudaram a empresa a economizar dinheiro ou a melhorar seus resultados? Quais lições você aprendeu que poderia aplicar no futuro para criar valor para o empregador potencial?

Como você pode complementar a cultura da empresa?

A capacidade de um candidato de se enquadrar na cultura organizacional é um fator essencial de contratação para muitos empregadores. Portanto, fazer a lição de casa e identificar o que te agrada mais na empresa. Por exemplo, se a companhia encoraja a mentalidade empreendedora, e se isso e importante para você, considere incluir essa informação na sua resposta. 

Respondendo a mesma pergunta de maneira mais suave

A capacidade de um candidato de se enquadrar na cultura organizacional é um fator essencial de contratação para muitos empregadores. Portanto, fazer seus trabalhos de casa sobre a cultura da empresa e identificar o que o senhor achar mais atraente. Por exemplo, se a firma incentiva o pensamento empreendedor, e isso é importante para o senhor, inclua isso em sua resposta.

Em uma situação real de entrevista, o ideal é responder polidamente, de forma mais natural. Pense em uma das maneiras a seguir para elaborar sua resposta sob medida: 

  • “Sinto que minhas habilidades são particularmente adequadas a esta posição porquê…”
  • “Creio que tenho o tipo de conhecimento para ter sucesso nessa função e na companhia porquê…”
  • “Estou entusiasmado(a) com esta oportunidade de trabalho, pois ela me permitiria…”

Quando confrontados com a pergunta “Por que você quer trabalhar aqui”? (ou outras formas mais desafiadoras como “Fale-me sobre você” ou “Quais são suas maiores fraquezas?”), alguns candidatos  congelam, preocupados em dizer a errada. Uma das melhores estratégias é se antecipar, e ensaiar, antes da entrevista para preparar uma resposta e evitar problemas - aumentando suas chances de acertar o alvo com uma resposta vencedora.

Assista à explicação

Danielle Nakaya, consultora de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema e afirma: “Esse é um momento valioso para você se diferenciar dos demais candidatos e aumentar as chances de aprovação no processo”.

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

Tem dúvidas sobre Currículo, Entrevistas ou Processos Seletivos em geral?

Envie sua pergunta para [email protected]

Mais em nosso Blog