
Por Adriana Fonseca
Sempre é tempo de dar aquela melhorada no currículo. Às vezes, pequenos detalhes fazem muita diferença e aumentam as chances de o candidato ser chamado para uma entrevista de emprego. Mesmo que você tenha pouco tempo livre, dê uma olhada nessas dicas. Elas tomarão pouco tempo e vão deixar seu currículo ainda melhor.
Fontes
As fontes mais aconselhadas são: Helvetica, Arial ou Times New Roman. Uma quarta opção: Calibri. Usar uma fonte comum pode não diferenciar o seu currículo, mas certamente vai deixá-lo fácil de ser lido.
Apague a frase "solicite referências se necessário"
Se o recrutador quiser uma referência ele vai pedir, fique tranquilo.
Remova o objetivo do currículo
Não é meio óbvio qual é o seu objetivo se você está se candidatando a uma vaga? Prefira colocar no topo do documento um resumo da sua experiência, incluindo suas principais habilidades.
Passe o corretor ortográfico
Para evitar que errinhos sigam adiante.
Versão em PDF, sempre
Não mande seu currículo em arquivo de Word (.doc), pois ele pode perder a configuração, além de permanecer editável. PDF é a melhor opção.
Dê um nome pessoal ao arquivo
Não escreva apenas “currículo”. Prefira “currículo de [nome e sobrenome]”.
Inclua seu perfil no Linkedin
É uma forma de o headhunter obter mais informações sobre você. Vale acrescentar outra mídia social relevante para a sua carreira. Há quem use o Twitter ou o Instagram para falar de trabalho. Nesse caso, coloque os links também.
Coloque a parte "educação" para baixo
Se você já tem experiência no mercado de trabalho, isso é o que conta mais. Então deixe a experiência profissional na parte de cima e, logo abaixo, sua formação acadêmica.
Apague o ensino médio do currículo
Se você já deixou a faculdade há mais de dois anos não é mais necessário incluir informação alguma sobre o Ensino Médio.
Atualize suas competências
Acrescente habilidades que você conquistou nos últimos anos.
Crie uma área de "habilidades"
Aliás, se você não tem uma parte do currículo dedicada a competências e habilidades, crie.
* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups. Já publicou nos jornais Valor Econômico e Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Modelo de Currículo
Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial. Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar. A Robert Half criou um Modelo de Currículo.