Durante uma entrevista de emprego, falar sobre uma demissão em um emprego anterior não tem de ser necessariamente uma dor de cabeça para o candidato.

Assim, seja honesto sobre os motivos que o levaram a ser desligado, mas coloque as emoções de lado, respondendo diplomaticamente e sem se mostrar irritado com o antigo empregador. Além disso, evite ficar reclamando e nunca exponha antigos colegas e líderes. 

Foco nos resultados

O ideal é ser pragmático na resposta, refletindo rapidamente sobre as conquistas no emprego anterior, sobre os erros cometidos e sobre o que se aprendeu. Lembre-se que o recrutador julgará não os problemas ou motivos de sua saída, mas sim como você lidou com eles. Tente demonstrar maturidade, profissionalismo e aprendizagem na sua resposta.

Uma boa maneira de se preparar para essa resposta, já que a pergunta certamente será feita, é fazer uma autoanálise e entender as lições que tirou dessa situação. Estude a vaga para a qual está se candidatando e aproveite o momento da entrevista para dizer como as lições aprendidas podem ser aplicadas na empresa e como você está pronto para uma nova oportunidade. 

A resposta ideal

Essas dicas estão no vídeo abaixo. Assista:

 

 

Tem dúvidas sobre Currículo, Entrevistas ou Processos Seletivos em geral?

Comente abaixo ou envie sua pergunta para faq@roberthalf.com.br

 

Perguntas Frequentes

Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS