Em meio a tantas opções e candidatos diferentes, se destacar entre eles não é uma tarefa fácil. As empresas estão mais exigentes na procura por competências profissionais em seus processos seletivos e os recrutadores estão em busca de diferenciais no comportamento e nas habilidades. É preciso entender o que anda em alta no mercado de trabalho e preparar-se melhor para disputar e conquistar a vaga dos seus sonhos. Para isso, separamos algumas dicas das habilidades mais demandadas nas entrevistas de emprego, para que você fique à frente da concorrência!

Confira, de acordo com a nova edição do Guia Salarial da Robert Half, os principais diferenciais buscados pelas empresas na hora de escolher o candidato ideal:

BAIXAR O GUIA SALARIAL

Língua estrangeira

De uns tempos para cá, o Inglês não é mais tratado como um diferencial no candidato e, sim, como mandatório. Independentemente da área do mercado, um bom conhecimento do idioma é extremamente essencial para empresas de grande porte e/ou multinacionais.

Além do Inglês, o Espanhol também já vem se destacando e aparecendo entre os diferenciais buscados pelas empresas. De acordo com o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), mais da metade (51%) dos recrutadores que participaram da pesquisa afirmaram exigir profissionais com fluência ou nível avançado em outra língua além da portuguesa, sendo o inglês (1º lugar, 98%) e o espanhol (2º lugar, 53%) citados com mais frequência.  

Visão estratégica e senso de dono

Cada vez mais o mercado procura por candidatos com visão de futuro e objetivos claros.

Ter visão estratégica é investir tempo entendendo o negócio para tomar decisões rápidas e baseadas em dados, focadas do resultado. Para isso, é essencial demonstrar senso de dono em suas atividades, ou seja, ter a mentalidade de quem acredita no negócio, veste a camisa e deseja ver a empresa prosperar como um todo.

Boa comunicação

Mas o que é ter uma boa comunicação?

É ter desenvoltura e coerência na hora do discurso, objetividade, capacidade de transmitir ideias, bom português e capacidade de escutar.

A comunicação é uma habilidade que requer preparação. Para saber falar é preciso, primeiramente, saber ouvir. A prática da leitura e da escrita também são importantes para o desenvolvimento dessa habilidade. 

Jogo de cintura e flexibilidade

​É natural que as empresas passem por momentos de instabilidade nos negócios e tenham que mudar as estratégias rapidamente. Por isso, buscam-se candidatos com jogo de cintura. Isto é, que sejam flexíveis e saibam se adaptar às mudanças, estejam dispostos a rever pontos de vista e abertos para feedback e ideias diferentes.

Perfil analítico

Tudo o que as empresas querem hoje é diminuir os problemas e solucioná-los o mais rápido possível. Portanto, o perfil analítico e a habilidade para lidar com todo tipo de situação é fundamental quando se trata de ambientes corporativos. Para possuir o tal perfil, é preciso saber ler nas entrelinhas, compreender, interpretar e ter uma visão “do todo”, para que assim aplique a melhor solução de acordo com cada cenário. 

Multitarefas

Otimizar o tempo e dinheiro é indispensável para toda organização. Portanto, se você consegue realizar mais tarefas em menos tempo, as empresas buscam por pessoas como você! Porém, lembre-se que ser multitarefas não significa acumular atividades e não conseguir executá-las e, sim, ser capaz de realizar mais de uma atividade diferente ao mesmo tempo, de forma organizada desde o início até sua total conclusão.