Por Juliana Porto

O processo seletivo está indo bem e chegou o fatídico momento da entrevista. Como me preparar para uma entrevista de emprego em inglês? Não entre em pânico!

Para que você se saia bem na entrevista de emprego em inglês, separamos algumas dicas para lhe ajudar a encarar o recrutador. Good luck!

Como se preparar para entrevista de emprego em inglês?

  • Apresente-se de maneira clara e sucinta.
  • Esteja preparado para contar sua trajetória profissional.
  • Saiba responder as perguntas inevitáveis.
  • Simule a entrevista com alguém. É preciso estar pronto para o dia D.
  • Conheça o vocabulário específico do seu setor.
  • Saiba falar de remuneração.
  • Conclua e entrevista de forma profissional.

1. Apresente-se de maneira clara e sucinta

Tell me about yourself! Aqui você se apresenta da maneira clássica, sem se esquecer dos elementos básicos: formação, experiências profissionais relevantes, situação profissional atual e interesse pela vaga de emprego.

2. Esteja preparado para contar sua trajetória profissional

Na entrevista em inglês, você provavelmente terá que recontar sua trajetória profissional - ou partes dela-, para algum colaborador da empresa para a qual você está se candidatando, e que não fala português.

Que tal começar relendo o seu currículo em inglês? Recorde-se e mentalize todas as suas passagens profissionais e imagine como contaria os principais desafios que passou, as lições aprendidas e as principais realizações, em inglês. [Leia também: 7 aspectos que travam a fluência em inglês]

3. Saiba responder a perguntas inevitáveis

Depois das apresentações, o seu interlocutor certamente vai fazer as seguintes perguntas:

  • Why are you interested in this job? Por que você está interessado nesta vaga?

  • What do you know about our company? O que você sabe da nossa empresa?

  • Why should we hire you? Por que devemos te contratar?

  • What are your main strengths? Quais são as suas principais qualidades?

  • What are your weaknesses? Quais são seus pontos fracos?

  • Do you have any questions about the job or about our company? Você tem alguma questão sobre o trabalho ou sobre a companhia?

4. Simule a entrevista com alguém. É preciso estar pronto para o dia D!

Uma forma de se preparar é fazer anotações - em inglês, claro - e praticar oralmente. Chame um algum conhecido que saiba a língua inglesa, pode ser um amigo seu, sua esposa, seu namorado ou sua mãe: o importante é simular uma conversa. Se achar válido, contrate um professor particular especialmente para isso.

O objetivo é ser capaz de responder com facilidade, clareza e fluidez. Não apenas liste suas qualidades e falhas, mas faça frases estruturadas. Mas lembre-se: é possível se preparar mas não aprender inglês em apenas poucos dias ou semanas. É preciso se aprimorar e atualizar constantemente.

5. Conheça o vocabulário específico do seu setor

Para qualquer cargo que você almeja, é necessário conhecer o vocabulário específico da atividade. A internet pode ser sua aliada: consulte o site da empresa na versão em inglês e também das concorrentes. Assim você mostrará seu domínio sobre o assunto. Ao mesmo tempo, aproveite o tempo para revisar o básico do inglês para não perder credibilidade como expressões idiomáticas, falsos cognatos e verbos irregulares, por exemplo. [Leia também: Expressões de negócios em inglês]

6. Saiba falar de remuneração

Let’s talk about your salary expectations! Não se surpreenda se o recrutador abordar o tema de dinheiro ao final da entrevista. Ao se preparar para uma entrevista em inglês também é necessário antecipar as respostas a esse tipo de perguntas. Mantenha estas diferentes questões em mente:

  • Is the salary negotiable? O salário é negociável?

  • Is this base salary only? Este é apenas o salário base?

  • What kind of benefits will I receive? Que tipos de benefícios eu vou receber?

Outra dica muito importante: saiba definir sua pretensão salarial, antes de negociar seu futuro salário. Consulte, em fontes confiáveis, como está a remuneração para cargos similares ao seu. Ao clicar no botão abaixo, você pode consultar o Guia Salarial da Robert Half e obter um panorama completo de todas remunerações do mercado de trabalho.

BAIXAR O GUIA SALARIAL

7. Conclua a entrevista de forma profissional

Quando a entrevista chegar ao final, não hesite em perguntar sobre os próximos passos do processo seletivo. Seja profissional até o final e não se esqueça de agradecer ao recrutador pela oportunidade. Como em qualquer outro processo seletivo, é preciso ser honesto sobre o nível do seu inglês desde a redação do currículo. Assim você também evita perda de tempo tanto para você quanto para o recrutador.

  • What are the next steps of the recruitment? Quais são os próximos passos do recrutamento?

  • Thank you so much for your time. Muito obrigada pelo seu tempo

  • I appreciate the opportunity and I think I am the best candidate for the job. Eu agradeço a oportunidade e acredito ser o melhor candidato para a vaga.

  • I look forward for hearing you answer about the job. Eu aguardo sua resposta sobre o trabalho.

Assista abaixo à explicação de Leonardo Berto, consultor de recrutamento da Robert Half no Brasil, sobre o tema.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Procurando uma oportunidade?