Após marcar a tão esperada viagem com sua família você começou a participar de um processo seletivo. Logo, surge a dúvida: devo ou não comunicar a empresa sobre a viagem? A atitude recomendada em qualquer parte do processo seletivo é a honestidade com sua empresa e recrutador.  

Porém, se você tem dúvida de quando e como começar esse diálogo, preparamos esse conteúdo para te ajudar! Veja aqui como agir quando você consegue um emprego, mas já tem uma viagem marcada!

Saiba quando comunicar

É sempre importante lembrar que a honestidade é uma qualidade muito importante entre candidato e recrutador, então a resposta para essa pergunta seria, com toda certeza, avise para a empresa o quanto antes sobre a viagem. 

Esse aviso prévio ajuda a organização a se programar. Comunicar só após ingressar na empresa pode, inclusive, prejudicar você mesmo se houver projetos em andamento em que não pode se ausentar. Por isso, o período mais indicado para levar essa informação ao seu recrutador seria ainda durante o processo seletivo.  

Analise a relevância da viagem

Saiba avaliar a relevância de sua viagem. Uma viagem com a família para o exterior, planejada com antecedência, será vista pela empresa de uma maneira diferente de uma viagem para um sítio ou praia com seus amigos. Assim, antes de falar para a empresa, analise a importância do programa e avalie se ele é realmente algo que não pode ser postergado.  

Informe-se sobre o cronograma da vaga 

E se o processo de recrutamento demorar muito tempo para ser feito? Procure se informar com o headhunter qual o cronograma do processo. Algumas pessoas começam a se procurar de forma desnecessária, pois há processos seletivos que são bem longos e podem demorar um pouco mais para entregarem o resultado final. Uma situação dessas pode não afetar os seus planos.

No entanto, se for uma vaga de início imediato, deixe claro desde o início o seu cronograma para o headhunter, assim evitará desconforto e problemas posteriores e demonstrará um senso positivo da sua transparência e comprometimento com a empresa.

Se houver muita demora para o recrutador voltar a entrar em contato, não hesite em perguntar como está o andamento do processo. Tenha sempre em mente, no entanto, que o headhunter é um intermediário no processo, ou seja, mesmo que o serviço de recrutamento costume ser requisitado por empresas que desejam um processo rápido e eficaz, imprevistos também podem acontecer. 

Pese os prós e os contras

Mesmo que você avise durante o processo de recrutamento, é possível que a empresa opte por chamar pelo outro candidato caso você não esteja disponível para um início imediato. Por isso, é muito significativo pesar os prós e os contras. 

Então, verifique se essa viagem não pode ser adiada para outro momento: troque a data das passagens, mude a data de reserva do hotel, converse com as pessoas que viajarão com você sobre a possibilidade dessas alterações. 

Se não for possível alterar, veja se vale a pena correr o risco de perder essa vaga. Caso tenha outras possibilidades em mãos, costuma ser mais tranquilo optar pela viagem. Entretanto, se essa vaga é importante e fundamental para a sua carreira, é importante pensar bem e verificar a possibilidade de cancelamento da viagem.

Saiba sobre como contar sobre a viagem e o que fazer

Se você optou por concorrer à vaga e por, mesmo assim, manter a viagem na data programada, fazer essa comunicação pode não ser tão fácil, por isso separamos as dicas abaixo que podem auxiliar nesse diálogo, veja!

Seja transparente

Como dito anteriormente, busque ser transparente no diálogo e diga quais são os dias que você estará fora e, inclusive, justifique essa oportunidade, demonstrando que essa é uma viagem que foi programada há bastante tempo e que é um evento raro em sua agenda.

Demonstre uma postura pró-ativa

Como um bom profissional, é importante manifestar uma postura pró-ativa para reorganizar a sua agenda e mostrar soluções para o tempo em que estará fora. Então, faça um planejamento antecipado e deixe realizadas as eventuais pendências que você poderá ter no tempo de viagem.

Se houver possibilidade, indique um substituto imediato para que ele possa resolver as suas respectivas atribuições no tempo em que estará fora. Caso o substituto não possa realizar algumas decisões, peça a ele para deixar essas incumbências organizadas para que você as resolva da forma mais rápida possível quando retornar. 

Apresente disponibilidade para atender compromissos de forma antecipada

Quando nos afastamos da nossa função, com certeza, alguns grupos ou equipes ficarão sem orientação. Dessa forma, fique disponível para resolver as pendências de forma antecipada. Se necessário, também marque reuniões para distribuir tarefas e sanar eventuais dúvidas.

Configure um lembrete no seu e-mail

O e-mail é sem dúvida a rede que mais resolvemos problemas e estabelecemos contatos com o público interno e externo. Além disso, é muito ruim para a nossa imagem profissional receber um e-mail importante e ignorá-lo. 

Sendo assim, deixe uma mensagem automática, informando que estará de recesso ou férias e indique o e-mail de um colega de trabalho ou do seu substituto para resolver as questões pendentes enquanto você está ausente.

Faça um backup de suas informações

Mesmo que você fique afastado da empresa por apenas uma semana, se deseja evitar qualquer imprevisto, faça um backup das suas informações. Essa é uma estratégia segura caso alguém chegue a utilizar o seu computador.

Além do mais, é preciso tomar cuidado porque alguns dos seus dados podem ficar expostos, assim como os de clientes. Com o backup você evita que seus arquivos importantes se percam.

Notou como é possível lidar com essa situação de uma forma saudável. Na dúvida, sempre opte pela honestidade e pela transparência. Além disso, saiba pesar aquilo que é realmente importante para você no agora e no futuro. 

Se você conseguiu um emprego e tem uma viagem marcada, com as dicas acima, você conseguirá chegar a uma solução de forma mais tranquila e responsável!

Gostou do nosso conteúdo? Então deixe um comentário no post e compartilhe conosco e com os leitores a sua opinião!

Débora Ribeiro, consultora de recrutamento da Robert Half, explica um pouco mais sobre o assunto neste vídeo:  

EOS