Consegui um emprego e tenho uma viagem marcada, como agir?

Por Robert Half 23 de maio de 2019

Após marcar a tão esperada viagem com sua família você começou a participar de um processo seletivo. Logo, surge a dúvida: devo ou não comunicar a empresa sobre a viagem? A atitude recomendada em qualquer parte do processo seletivo é a honestidade com sua empresa e recrutador.  

 

Está contratando?

Clique no botão abaixo e envie sua vaga

 
  1. Quando devo contar? 

Sempre importante lembrar que a honestidade é importantíssima entre candidato e recrutador, então a resposta para essa pergunta seria, com toda certeza, avise para a empresa sobre a viagem. O aviso prévio sobre a viagem ajuda a empresa a se programar. Avisar só após ingressar na empresa pode te prejudicar se houver projetos em andamento para os quais você não pode se ausentar. O período mais indicado para informar isto ao seu recrutador seria ainda durante o processo seletivo.  

  1. Como analisar a relevância de minha viagem?  

Saiba avaliar a relevância de sua viagem. Uma viagem com a família para o exterior, planejada com antecedência, será vista pela empresa de uma maneira diferente de uma viagem para um sítio ou praia com seus amigos. Assim, antes de falar para a empresa, analise a importância do programa e avalie se ele é realmente algo que não pode ser postergado.  

Débora Ribeiro, consultora de recrutamento da Robert Half, explica um pouco mais sobre o assunto neste vídeo:  

 

 

  1. Informe-se sobre o cronograma da vaga 

E se o processo demorar muito tempo para ser feito? Procure se informar com o headhunter qual o cronograma do processo, pois pode ser o caso de uma vaga que terá um processo mais longo de escolha de candidato e assim não afetará os seus planos. Se for uma vaga de início imediato, deixe claro desde o início o seu cronograma para o headhunter, assim evitará desconforto e problemas posteriores.  

Se houver muita demora para o recrutador voltar a entrar em contato, não hesite em perguntar como está o andamento do processo. Tenha sempre em mente, no entanto, que o headhunter é um intermediário no processo, ou seja, mesmo que o serviço de recrutamento costume ser requisitado por empresas que desejam um processo rápido e eficaz, imprevistos também podem acontecer.  

 

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

More From the Blog...