Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês

Por Robert Half 25 de abril 2018

Por Juliana Porto

O processo seletivo está indo bem e chegou o fatídico momento da entrevista em inglês? Não entre em pânico! Para que você se saia bem nessa conversa, separamos algumas dicas para lhe ajudar a encarar o recrutador. Good luck!

Apresente-se de maneira clara e sucinta

Tell me about yourself! Aqui você se apresenta da maneira clássica, sem se esquecer dos elementos básicos: formação, experiências profissionais relevantes, situação profissional atual e interesse pela vaga de emprego.

Saiba responder a perguntas inevitáveis

Depois das apresentações, o seu interlocutor certamente vai fazer as seguintes perguntas:

  • Why are you interested in this job? Por que você está interessado nesta vaga?

  • What do you know about our company? O que você sabe da nossa empresa?

  • Why should we hire you?  Por que devemos te contratar?

  • What are your main strengths? Quais são as suas principais qualidades?

  • What are your weaknesses? Quais são seus pontos fracos?

  • Do you have any questions about the job or about our company? Você tem alguma questão sobre o trabalho ou sobre a companhia?

É preciso estar pronto para o dia D

Uma forma de se preparar é fazer anotações - em inglês, claro - e praticar oralmente. Chame um amigo, a esposa, o namorado ou sua mãe. Se preferir, contrate um professor particular especialmente para isso.O objetivo é ser capaz de responder com facilidade, clareza e fluidez. Não apenas liste suas qualidades e falhas, mas faça frases estruturadas. Mas lembre-se: é possível se preparar mas não aprender inglês em apenas poucos dias ou semanas. É preciso se aprimorar e atualizar constantemente.

Conheça o vocabulário específico do seu setor

Para qualquer cargo que você almeja, é necessário conhecer o vocabulário específico da atividade. A internet pode ser sua aliada: consulte o site da empresa na versão em inglês e também das concorrentes. Assim você mostrará seu domínio sobre o assunto. Ao mesmo tempo, aproveite o tempo para revisar o básico do inglês para não perder credibilidade como expressões idiomáticas, falsos cognatos e verbos irregulares, por exemplo.

Saiba falar de remuneração

Let’s talk about your salary expectations! Não se surpreenda se o recrutador abordar o tema de dinheiro ao final da entrevista. Ao se preparar para uma entrevista em inglês também é necessário antecipar as respostas a esse tipo de perguntas. Mantenha estas diferentes questões em mente:

  • Is the salary negotiable? O salário é negociável?

  • Is this base salary only? Este é apenas o salário base?

  • What kind of benefits will I receive? Que tipos de benefícios eu vou receber?

BAIXAR O GUIA SALARIAL

Conclua a entrevista de forma profissional

Quando a entrevista chegar ao final, não hesite em perguntar sobre os próximos passos do processo seletivo. Seja profissional até o final e não se esqueça de agradecer ao recrutador pela oportunidade. Como em qualquer outro processo seletivo, é preciso ser honesto sobre o nível do seu inglês desde a redação do currículo. Assim você também evita perda de tempo tanto para você quanto para o recrutador.

  • What are the next steps of the recruitment? Quais são os próximos passos do recrutamento?

  • Thank you so much for your time. Muito obrigada pelo seu tempo

  • I appreciate the opportunity and I think I am the best candidate for the job. Eu agradeço a oportunidade e acredito ser o melhor candidato para a vaga.

  • I look forward for hearing you answer about the job. Eu aguardo sua resposta sobre o trabalho.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

More From the Blog...