Não há dúvidas de que o conhecimento técnico é essencial para o avanço em qualquer carreira. Porém, o sucesso dos profissionais, seja na contratação ou em qualquer momento da vida profissional, está cada vez mais relacionado ao alinhamento de suas habilidades comportamentais às expectativas do recrutador, do gestor e da companhia em questão.

Aqui temos alguns dos conselhos que podem ser úteis para aqueles que buscam o primeiro emprego, desejam se recolocar ou querem se movimentar no mercado.

Tenha um discurso coerente

Antes de entrar na sala de entrevista, tenha em mente os motivos relevantes que o fazem desejar a vaga em questão. Quanto mais claro, objetivo e coerente for o seu discurso, maiores serão as chances de a empresa querer te conhecer e avançar com você no processo.

Tenha em mente suas realizações

Muitas empresas requerem experiência prévia na função, então, é importante que o candidato mencione na entrevista os resultados obtidos por ele para as empresas por onde passou e de que maneira essa experiência pode agregar para a nova oportunidade.

Preserve a imagem dos antigos empregadores

Nunca fale mal de seus gestores e empresa atual. Por mais críticos que sejam os seus motivos, seja cuidadoso ao relatar alguma situação desconfortável que você tenha passado ou que esteja enfrentando.

Crie empatia com o recrutador

Pesquise tudo sobre a empresa em questão. Quanto mais informações o candidato tiver, maiores serão as chances de estreitar relacionamento e ampliar a comunicação com o entrevistador.

Demonstre equilíbrio

Ansiedade em excesso costuma atrapalhar no momento da entrevista. Mantenha a tranquilidade, sem deixar de demonstrar interesse em novas oportunidades. Não se mostre desesperado! O ideal é o equilíbrio entre interesse e empolgação.

Não interrogue demais

Estar interessado e ser muito questionador em excesso são coisas diferentes. A empresa quer entender o quanto você é capaz de entregar e, claro, dará abertura para que exponha dúvidas sobre os processos. Porém, cuidado para que seu discurso não transpareça restrições ou preocupações desnecessárias.

Esteja seguro

É importante que o recrutador sinta que você deseja a oportunidade. Atenção aos detalhes: desde o aperto de mão inicial, não desviar o olhar durante a conversa e manter um clima positivo. A empresa precisa saber que você realmente quer trabalhar lá. Energia baixa, falta de empolgação e indecisão no processo não fará você ser o escolhido.

Esteja certo do que quer

Utilizar uma nova oportunidade de trabalho apenas para conseguir uma contraproposta da empresa atual só vai fazer com que você feche as portas na nova companhia e estremeça o relacionamento com o atual e o futuro empregador.

Não minta

Qualquer informação inverídica detectada pelo recrutador certamente colocará em dúvida todos os dados verdadeiros do seu currículo. Diante de informações incoerentes, é comum que recrutadores consultem o mercado ou ainda seus antigos gestores e pares de equipe.

E, por último, porém não menos importante: seja você mesmo!

Boa sorte!

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

ASSINAR NEWSLETTER