Entrevistas de emprego podem ser desafiadoras e causar um certo desconforto não  apenas para os candidatos mais tímidos ou introvertidos. Mas, no caso deles, o estresse é redobrado. Entretanto, tire da cabeça a ideia de que tímidos não se dão bem em entrevistas de emprego.

BAIXE O ÍNDICE DE CONFIANÇA ROBERT HALF

A timidez pode te prejudicar se você deixar que a confundam com insegurança. No entanto, um recrutador competente e maduro aplicará diferentes técnicas para abordar o candidato, assim, certamente vai identificá-la no seu perfil e extrair o melhor de você. E você pode ajudá-lo nessa missão.

O melhor caminho para se destacar e demonstrar segurança é se preparar para a entrevista. Estude informações sobre a vaga, a empresa e os principais resultados que você conquistou na carreira. Refletir sobre as suas próprias competências e entregas permite criar um discurso claro, conciso e objetivo sobre você mesmo. Consequentemente, te trará muita calma e segurança para a hora da entrevista.

Outras sugestões para aliviar o estresse do momento estão relacionadas ao seu comportamento. Realizar alguma atividade que normalmente acalma os seus ânimos pode ser estratégico para os momentos de tensão que antecedem a entrevista. A sua “arma secreta” contra o nervosismo pode ser uma música, um livro ou mesmo um exercício de respiração, por exemplo. 

Débora Ribeiro, consultora de recrutamento da Robert Half, fala sobre o assunto no vídeo abaixo:

O importante é chegar à entrevista com o espírito relaxado. Vista-se de acordo com o perfil da empresa, chegue com antecedência e não se afobe para responder às perguntas. Lembre-se: nada garante que profissionais expansivos são os mais capazes. Espero que estas dicas te ajudem e desejo que você faça um bom processo seletivo! 

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS