Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Parabéns! Você foi convidado para uma segunda entrevista de emprego. Isso significa um bom desempenho na primeira etapa do processo seletivo, fazendo com que você seja seriamente considerado para a posição.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Normalmente os profissionais se preparam bem para a primeira entrevista, mas não sabem como agir na segunda fase do processo seletivo. Esteja pronto para todas as situações comuns na segunda entrevista de emprego.

A gerente de recrutamento Ana Guimarães fala um pouco sobre essa etapa no vídeo abaixo:

Nossas dicas não acabam nesse vídeo. Continue a leitura e confira: o que esperar da segunda entrevista.

O que esperar da segunda entrevista?

Situações comuns em segundas entrevistas de emprego sinalizam que você deve se preparar para ser desafiado. Geralmente, a primeira entrevista é um bate-papo para que você e a empresa se conheçam melhor, mas é no segundo encontro que o recrutador vai pegar pesado para descobrir se você realmente tem o perfil desejado.

Possivelmente a primeira etapa identificou pontos fortes e falhas. Por isso, haverá um reforço de técnicas e perguntas que ajudam a desvendar como a empresa pode usar essas qualidades ao seu favor, se é possível lapidar as falhas e o quanto esses lacunas podem interferir na rotina de trabalho.

Ser franco é uma regra que vale para qualquer fase da seletiva, mas isso não significa que você não possa se preparar para isso.

11 situações comuns na segunda entrevista de emprego

Separamos para você 12 situações possíveis de ocorrem para te ajudar a se preparar para essa fase:

Entrevistas simultâneas

Nessa fase você provavelmente conhecerá pessoas diferentes daquelas que você encontrou da primeira vez. Muitas vezes as entrevistas são organizadas em formato de painel, em que várias pessoas podem ter a chance de conhecer o candidato ao mesmo tempo. Dentre essas novas pessoas, podem estar executivos mais experientes, chefes e até mesmo potenciais colegas.

Argumentando de forma profissional

Durante a segunda entrevista, seu potencial empregador quer saber se a pessoa que está entrevistando é a mesma que está representada no currículo e se consegue transferir aprendizado e habilidades de um emprego para outro. Esteja pronto para falar especificamente sobre seu histórico profissional. Espere por perguntas como “se você conseguir o emprego, o que fará no primeiro ano para se estabelecer?”, e responda honestamente a cada uma delas.

Responda as perguntas de forma completa

É importante lembrar se na primeira entrevista você não conseguiu responder totalmente a alguma pergunta, ou se o recrutador mencionou que gostaria de cobrir mais algum tópico do seu currículo se tivesse mais tempo. Prepare-se e dê respostas mais completas na segunda entrevista.

Cuidado com as perguntas hipotéticas

“Se você estivesse preso em uma ilha deserta, que tipo de comida você gostaria de ter? Por quê?” Alguns empregadores gostam de fazer essas perguntas diferentes para ver como os candidatos as responderiam. Essas questões testam a capacidade de solucionar problemas e revelam um pouco da personalidade de cada profissional.

Leia também: 11 perguntas que todo headhunter faz

Apresente suas dúvidas

Na sua segunda entrevista, você terá a chance de "virar a mesa" e fazer perguntas que você não fez da primeira vez. Isso é bom porque você pode ter dúvidas conforme vai estudando e aprendendo sobre a empresa, seus funcionários e o trabalho em si. Escreva as perguntas que quer fazer enquanto se prepara para a segunda entrevista.

A negociação de salário

Pode ser que o entrevistador fale sobre salários e benefícios na segunda entrevista. Espere até que ele aborde o assunto, mas esteja preparado. Descubra a média de remuneração de pessoas com habilidades e experiência equivalentes. Pesquise sobre a empresa para saber se a empresa costuma negociar a remuneração. Saiba mostrar o seu valor. E, se a proposta for boa, consiga os termos por escrito.

ACESSE O GUIA SALARIAL

Conhecendo a empresa

Depois da fase de perguntas e respostas, seu entrevistador pode querer levar você para conhecer o escritório. Provavelmente você será apresentado a potenciais colegas, saber detalhes da empresa e onde a sua sala pode ficar. Essa é a sua chance de expressar o maior interesse possível nas operações da empresa. Muitos candidatos podem perder as suas chances ao se mostrarem entediados ou desatentos.

8. Cuidado com as pegadinhas

Se a primeira fase foi tranquila, a segunda pode ser marcada por pegadinhas, além das perguntas hipotéticas já mencionadas anteriormente.

O objetivo do recrutador é saber como você lida com os problemas comuns da função para a qual está concorrendo e, para isso, pode fazer perguntas sobre situações que não acontecem ou questionar, de formas diferentes, como você agiria em situações comuns para a empresa. Tome cuidado para ter coerência em suas respostas.

9. Responda porque se interessa pela empresa

Independentemente de quantas etapas tenham a seleção que você está participando, o recrutador pode perguntar porque você se interessa pela empresa. Procure estudar sobre seu futuro empregador, entre no site institucional, procure o que as pessoas estão falando sobre o negócio em redes sociais voltadas a assuntos corporativos, como LinkedIn e Glassdoor.

Filtre o que é importante para você e não responda apenas para agradar. Será importante para que percebam a sua aderência a política interna e, por outro lado, para evitar que você se decepcione com o empregador.

10. Exemplifique suas habilidades

Falar sobre qualidades, defeitos e habilidades pode ser difícil pra todo mundo. Em uma segunda entrevista de emprego, usar exemplos para expor as próprias skills facilita o entendimento para todos os envolvidos no recrutamento.

Utilize feedbacks passados como base para responder a essas perguntas. Cada vaga exige um perfil específico e isso vai ajudar o recrutador a saber se você tem a postura ideal para a função.

Próximas etapas do processo seletivo

No final da segunda entrevista, espere que o recrutador sinalize sobre as próximas fases do processo e quando ele deve entrar em contato. Ele também pode fazer uma proposta neste momento. Se esse for o caso, não é preciso que você dê a resposta imediatamente, a não ser que tenha certeza de que quer o emprego.

De outra forma, diga que precisa de algum tempo e dê um prazo para responder. Se ninguém mencionar os próximos passos, pergunte quando eles entrarão em contato.

Envie sua vaga

Importância de se preparar

Como você pôde notar, a preparação para a segunda etapa de uma entrevista de emprego é fundamental para mostrar ao recrutador que você tem o mínimo de autoconhecimento, sabe onde está pisando, tem consciência de que pode se encaixar na vaga desejada, além de demonstrar interesse para a empresa.

Esse conjunto de atitudes permite que você demonstre que pode se encaixar na cultura organizacional e agregar valor aos times, além de sinalizar maturidade profissional e pessoal.

* Este texto é uma adaptação de um artigo publicado originalmente pela Robert Half na Inglaterra.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.