Por Adriana Fonseca

Em muitos processos de seleção há uma entrevista prévia, inicial, por telefone. É quando o headhunter liga para obter alguns detalhes e decidir se o candidato seguirá adiante no processo de recrutamento. Se sair bem nessa primeira conversa é muito importante, porque quem falha aí dificilmente terá uma segunda chance para se apresentar. Mas, em um papo tão rápido, como garantir uma vaga para a entrevista de emprego?

Jenny Foss, uma estrategista de carreiras americana, dá as dicas.

Demonstre rapidamente que você entende do básico

Em um primeiro contato, o headhunter dificilmente vai querer saber detalhes das aptidões técnicas do candidato. Ele quer saber se o profissional sabe do mínimo necessário para executar bem o trabalho. Por isso, estude a descrição da vaga atentamente e saiba listar as competências que você tem e que são mais importantes para aquele trabalho. Lembre-se de falar das suas habilidades mais fortes.

Mostre que você está realmente interessado na vaga

Claro que ter as competências necessárias para a vaga é muito importante, mas o candidato pode perder pontos com o recrutador se passar a impressão que está pouco interessado na empresa ou na vaga. Headhunters querem sentir a confiança do candidato – e não pensar que estão perdendo tempo. Então, se você estiver interessado na vaga, deixe isso bem claro!

Mostre que você conhece a cultura da organização

Normalmente as contratações se baseiam nas respostas a três perguntas. Número um, e mais óbvio: “Essa pessoa tem capacidade de fazer o trabalho?” Aqui, claro, a resposta precisa ser um sim. Sem discussão. Mas os candidatos escolhidos normalmente também passam por outras duas perguntas: “Nós gostamos dessa pessoa?” e “Nós acreditamos que ela combina com a empresa?” Por isso o candidato precisa mostrar que conhece um pouco da cultura da companhia que está contratando. E mais: mostrar que combina com aquela cultura. Então, navegue nas redes sociais da empresa para conhecer melhor como as coisas funcionam na organização.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups. Já publicou nos jornais Valor Econômico e Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.