Entrevista de emprego: 9 frases que farão você parecer um mentiroso

Entrevista de emprego: 9 frases que farão você parecer um mentiroso

Por Adriana Fonseca

Se tem uma coisa que ninguém quer é se sair mal em uma entrevista de emprego. Passar por mentiroso então, nem se fala. Mas, na tentativa de parecer o candidato ideal, tem gente que erra a mão, passa informações conflituosas, dúbias, mente. E, às vezes, nem percebe que está mentindo.

O site “Business Insider” separou algumas frases que devem ser evitadas caso você não queira parecer desonesto em uma entrevista de emprego. Veja quais são.

1- “Eu não tenho fraquezas”
Sim, você tem. Todos temos.

2- “Minha única fraqueza é que eu trabalho muito”
Quase uma repetição da frase anterior. Mesmo que isso seja verdade, soa falso. Pense em respostas mais inteligentes quando perguntarem sobre as suas fraquezas.

3- “Eu sou muito bom nisso, naquilo e naquilo” ou “Eu concordo, eu concordo”
Você pode até estar sendo sincero, mas vai parecer mentiroso se concordar com tudo o que o entrevistador disser ou se você se gabar como especialista em cada competência que ele mencionar.

4- “Você monitora e-mail ou o uso da internet?”
Não pergunte isso na entrevista, porque dará a impressão de que você já planeja fazer algo que fere as normas da empresa.

5- “Eu fui demitido, mas não foi minha culpa”
Não arrume desculpas vazias para cada pergunta que for feita, porque isso coloca em dúvida a veracidade das informações. Dê fatos.

6- “Eu posso fazer qualquer coisa”
Não pense em ir à entrevista para dizer o que você acha que o recrutador quer ouvir. Apenas seja você mesmo.

7- “Vocês checam minhas experiências?”
Isso vai deixar o entrevistador com a pulga atrás da orelha, pois ele vai pensar que você está escondendo alguma coisa dele.

8- “Eu sempre faço” ou “Já fiz isso milhões de vezes”
Generalizações e exageros não passam credibilidade. Seja específico.

9- “Este é o único trabalho pelo qual eu estou interessado”
Pode até ser verdade, mas não exagere no seu entusiasmo pela empresa. Isso acende um farol amarelo e gera dúvidas sobre a sua sinceridade.

 

Adriana Fonseca é jornalista, tem 14 anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Compartilhar essa página