O momento da demissão é delicado. Pega muita gente de surpresa, altera os planos individuais e familiares, restringe o orçamento. Mas não por isso precisa ser encarado como um tropeço na carreira. Ao contrário. A demissão é parte da vida profissional.

Em vez de se deixar abater, comece a pensar nos próximos passos, em como retomar o desenvolvimento da sua carreira. 

E, para ajudá-lo a manter o ânimo, separamos uma lista de pessoas que se tornaram muito ricas depois de perderem o emprego. Eles foram demitidos e deram a volta por cima. Mantenha o foco na busca pelo seu próximo projeto!

1. Walt Disney

Talvez este seja um dos exemplos mais emblemáticos. O criador do império Disney foi demitido do jornal Kansas City Star, onde trabalhava como desenhista. O editor da época teria dito que faltava a Disney imaginação e boas ideias.

2. JK Rowling

A autora da série de livros “Harry Potter” já sonhava com as histórias do bruxinho enquanto trabalhava como secretária no escritório da anistia internacional em Londres, na Inglaterra. Só que seus chefes não gostavam muito de vê-la escrevendo suas histórias de ficção durante o expediente e a colocaram dali para fora.

3. Mark Cuban

Um dos primeiros empregos deste americano foi como vendedor de computadores em uma loja. Só que, um dia, ele não abriu as portas do empreendimento porque estava ocupado demais com um potencial cliente. Ele tinha esse hábito, aliás: se preocupar mais em cultivar novos negócios do que gerar caixa imediato. Seu chefe não quis saber. Não abriu a loja? Demitido! Pouco tempo depois, Cuban fundou a MicroSolutions, que já lhe rendeu mais de US$ 2,4 bilhões.

4. Bernie Marcus e Arthur Blank

A dupla trabalhava para uma loja de materiais de construção chamada Handy Dan. Quando a marca foi comprada por um fundo, os novos gestores, famosos por fazer cortes na gerência sênior, mandaram Marcus e Blank embora. Os dois decidiram, então, criar o Home Depot. A famosa rede de lojas de materiais de construção criada pela dupla cresceu tanto que hoje é uma das maiores do mundo.

5. Lee Iaccoca

O executivo chegou ao alto escalão da Ford, mas se desentendeu com o então CEO e presidente do conselho da montadora americana, que reclamava das ideias ruins e inúteis de Iaccoca. Demitido, o executivo foi para a Chrysler, que estava à beira da falência. Com um empréstimo junto ao governo, Iaccoca conseguiu reerguer a empresa e ainda levou algumas de suas ideias ignoradas na Ford, como o Dodge Caravan, para a Chrysler. Ele foi CEO da empresa de 1978 até 1992.

6. Michael Bloomberg

Ex-prefeito de Nova York, Bloomberg trabalhou – bem antes de ocupar o cargo público – como sócio do banco de investimento Salomon Brothers. Em 1998, a instituição foi vendida para outro grupo e ele perdeu seu emprego. Com o dinheiro da demissão, montou sua própria empresa de serviços de informação financeira: a Bloomberg. Hoje, é um dos homens mais ricos do mundo.