Elaborar um currículo? É só seguir este modelo!

O currículo sempre merece atenção. Não dá para elaborá-lo com pressa, de qualquer jeito. Sim, porque é ele que abre – ou fecha – as portas que dão acesso ao headhunter. É normal ter dúvidas de como fazer o melhor currículo. Mas não se desespere: há estruturas prontas na internet, a um clique de distância – e de graça -, que podem lhe ajudar nessa tarefa. O site da Robert Half, inclusive, tem um exemplo de currículo para download.

Começo do Currículo

Como é possível ver no documento, a sugestão é incluir, logo no começo, seus dados pessoais: nome, data de nascimento, endereço e – atenção! - as formas de contato, como telefone e e-mail. Muito cuidado para não digitar nenhum número ou letra errado, ou se esquecer de colocar o DDD, porque isso pode inviabilizar o recrutador de chegar até você.

Experiência Profissional

Logo em seguida, escreva sobre sua experiência profissional – em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga. Aqui, é importante colocar o período em que você trabalhou na companhia, seu cargo e suas principais responsabilidades na função – inclua, se for o caso, sua experiência como gestor de equipe e mencione quantas pessoas trabalhavam sob sua liderança.

Conquistas Profissionais

Use esse espaço para citar também, ainda que de forma resumida e direta, suas conquistas profissionais no emprego. Feito isso, parta para a formação acadêmica. Indique ali a faculdade que você cursou e também as pós-graduações, MBAs e programas de extensão relevantes. Lembre-se de sempre incluir o nome do curso e da escola e o ano em que assistiu às aulas.

Idiomas e Remuneração

Importante ainda destacar seu domínio de idiomas e incluir a remuneração atual e a pretendida, bem como sua disponibilidade para mudança de cidade, estado ou país. Pode até parecer que esses pontos poderiam ficar para um segundo momento, mas são informações que ajudam os headhunters a direcionar melhor as vagas de seu interesse.

Por fim, não se esqueça das referências profissionais. A sugestão é incluir, pelo menos, os contatos de um antigo chefe e de um ex-colega.

Tags: Currículo

Compartilhar essa página