Economize com cursos on-line gratuitos

Manter os conhecimentos atualizados pode sair caro. Mas, se o momento não permite gastar muito com os estudos, saiba que há um leque enorme de cursos on-line gratuitos de qualidade e que podem lhe ajudar a progredir na carreira. Aqui, uma lista de onde é possível fazer cursos de graça sem sair de casa – ou do escritório.

Coursera
A plataforma de ensino realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online gratuitos a todos. Entre as aulas mais populares, Introdução a Finanças (University of Michigan, com opção em português), As Ferramentas do Cientista de Dados (Johns Hopkins, com versão em português) e Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais (University of Michigan, em português). e-Aulas USP No site, professores de diversas disciplinas disponibilizam suas vídeo-aulas. Há mais de 1.145 horas de vídeos on-line e de graça.

EdX
Criada pela Universidade Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology) com investimentos de US$ 60 milhões, a plataforma online hoje reúne outras escolas de renome, como Universidade da Califórnia – Berkeley e Universidade Cornell. São mais de 500 cursos on-line – a maioria gratuito - disponíveis em diferentes idiomas – apesar de a maioria ser em inglês. Há muitas opções interessantes, vale a pena navegar no site. Selecionamos algumas: User Innovation: A Path to Entrepreneurship (MIT), Knowledge Management and Big Data in Business (The Hong Kong Polytechnic University), Gestión Participativa (Universitat Politécnica de Valencia), Psychologie de la négociation (UCL), Entrepreneurship 101: Who is your customer? (MIT) e Innovating in Health Care (Harvard).

FGV Online
Membro do OpenCourseWare Consortium (OCWC), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet, a Fundação Getúlio Vargas tem uma gama interessante de cursos on-line gratuitos. Há opções na área de finanças pessoais, sustentabilidade, inovação, direito, gestão empresarial e empreendedorismo, entre outras. Unesp Aberta A Universidade Estadual Paulista mantém um ambiente de aprendizagem on-line gratuito com cursos em diferentes áreas do conhecimento. O leque de programas é amplo. Para citar alguns, há “Direito Administrativo” e “Relações e Procedimentos no Ambiente de Trabalho”, por exemplo.

Veduca
O site traz mais de 300 cursos on-line gratuitos de diferentes universidades (USP, UnB, Harvard e MIT, entre outras) em 21 áreas do conhecimento. Entre os mais vistos, Liderança (Harvard), Teoria dos Jogos e Estratégia (Yale) e Desenvolvendo Aplicativos para Celulares (Stanford).

Tags: Carreira

Compartilhar essa página