Diversidade no ambiente de trabalho: 5 artigos para você se informar melhor

Por Adriana Fonseca

Estudos já comprovaram que a diversidade no ambiente de trabalho é boa para os negócios. Para citar apenas um, levantamento recente feito pela McKinsey mostrou que as empresas com mais diversidade étnica e racial são 35% mais propensas a terem resultados financeiros acima da média do setor no qual estão inseridas. E entre as companhias fortes em diversidade de gênero, elas são 15% mais propensas a obter retornos acima da média.

Por isso, entre outras razões, é importante que os gestores estejam cada vez mais por dentro do tema diversidade no ambiente corporativo. Para facilitar a sua vida, selecionamos alguns artigos que podem ampliar o seu conhecimento sobre o assunto. Esperamos que goste!

1) Diversidade: inclusão ou estratégia?

“Um líder dirigente e visionário, que transmite mensagens de forma clara, que se preocupa com o desenvolvimento de sua equipe, incentiva e reconhece o ambiente de diversidade, faz com que as pessoas tenham suas diferentes habilidades aproveitadas da melhor forma, gerando, assim, melhores resultados para a organização.”

http://hbrbr.uol.com.br/diversidade-inclusao-ou-estrategia

2) Diversidade – FGV IDE

“Em sociedade isso se torna bastante complicado, mas, nas organizações, não saber lidar com os diferentes pode até mesmo custar um cargo ou emprego.”

http://www.ibe.edu.br/saber-lidar-com-a-diversidade-no-ambiente-de-trabalho

3) Por que a diversidade é tão importante para o Google?

“Diversidade não é só uma frase bonitinha, é uma vantagem competitiva. Nossos usuários são pessoas do mundo todo, de inúmeros grupos de diversidade. Se a gente não tem profissionais aqui dentro que representem todos esses grupos, não conseguimos fazer produtos para todos.”

https://www.napratica.org.br/diversidade-google-brasil

4) Qual é a forma mais poderosa para priorizar a diversidade nas organizações?

“Isso quer dizer que a sua empresa não só deve valorizar a diversidade por uma questão de justiça, equidade e para fazer o que é certo como também deve valorizar a diversidade se tem o objetivo de ser uma empresa competitiva e com resultados de alta performance.”

http://pagina22.com.br/2016/02/23/qual-e-a-forma-mais-poderosa-para-prio...

5) Equidade racial e de gênero no ambiente de trabalho é pauta urgente no Brasil atual

“Investir em equidade de gênero e raça, além de ser uma urgência do ponto de vista social, é questão estratégica para as empresas.”

http://gife.org.br/equidade-racial-e-de-genero-no-ambiente-de-trabalho-e...

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Compartilhar essa página