Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    Como ser um líder inclusivo? A diversidade está cada vez mais presente no ambiente corporativo. Uma liderança em time com diversidade deve, portanto, saber lidar com pessoas diferentes e, ainda mais, precisa saber como incluí-las na dinâmica de trabalho para que a produtividade alcance seus níveis máximos.

    É por isso que ser um líder inclusivo é tão importante hoje em dia. Muitas companhias, para não perder talentos, já criaram comitês de mulheres e LGBTQIAP+. Sem contar a diversidade cultural, com a presença de profissionais de diferentes países em um mesmo escritório. Nesse cenário, ser um líder inclusivo não é somente a coisa certa a se fazer, é questão de sobrevivência. É preciso aprender a administrar e potencializar um time diverso.

    Pensando nisso, nós, da Robert Half, elaboramos este artigo para você entender mais sobre o papel das lideranças na promoção da inclusão e diversidade nas empresas, como se tornar um líder inclusivo e quais as consequências de não incentivar esses valores na organização. Confira!

    Envie sua vaga

    O papel da liderança em um time com diversidade

    A liderança tem papel crucial em um time diverso, uma vez que é responsabilidade dela integrar os novos talentos à cultura organizacional da empresa, bem como desenvolver, motivar e mediar a interação entre a equipe, a fim de que o grupo atinja os objetivos propostos.

    Para que esses objetivos sejam alcançados com pleno êxito, é imprescindível que haja respeito entre os colegas e que eles não se sintam motivados pela competitividade, mas sim pelo sucesso do projeto desempenhado com a contribuição de todos os envolvidos.

    Leia também:Por que investir na diversidade no recrutamento e seleção?

    Como se tornar um líder inclusivo

    A seguir, conheça algumas dicas para se tornar um líder inclusivo e contribuir com a criação de um ambiente de trabalho mais diverso e unido.

    Reconheça seu viés inconsciente, e seja humilde sobre isso

    É impossível compreender todos os valores, crenças, normas e rituais importantes para cada pessoa no trabalho, mas trabalhe para compreender o seu próprio viés inconsciente sobre o que você presume sobre os outros.

    Observe, por exemplo, que suposições você faz de quem faz anotações nas reuniões e de quem não faz. As mulheres, por exemplo, costumam ser mais questionadas. Será por isso que tomam mais notas?

    Supor não é ruim ou errado, é parte de como as pessoas compreendem as coisas rapidamente. O problema está em supor quando você nem sabe que as está fazendo.

    Deixe claras as regras não escritas

    Toda organização tem normas culturais. Só que se essas regras não estão escritas em lugar algum, apenas são tratadas como já conhecidas por todos, pode ser difícil para novos membros de grupos diversos conhecê-las. Isso é particularmente verdadeiro em times globais, que reúnem pessoas de diferentes culturas.

    Não negligencie as coisas pequenas

    Quando você testemunhar alguém sendo rude ou desdenhando outra pessoa, chame para conversar. Não foque em achar culpados, mas coloque o que você observou e sugira alternativas que incluam todos. Um exemplo: se você perceber que algum funcionário está ignorando (ainda que inconscientemente) as contribuições de uma colega mulher nas reuniões, diga: “Concordo com o que a Maria disse antes...”.

    Guia Salarial da Robert Half

    No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

    Entenda as vantagens com as quais você nasceu

    Raça, gênero, orientação sexual, cultura, deficiência física e prática religiosa oferecem diferentes níveis de acesso e privilégio. Até mesmo coisas simples, como andar pelo estacionamento da empresa à noite, podem não ser seguras da mesma forma para todos. Líderes inclusivos reconhecem que os membros de sua equipe têm diferentes considerações sobre aspectos diversos e compreendem que eles podem abordar a mesma situação de forma diferente por conta disso.

    Acredite que as pessoas são criadas iguais, mas não da mesma forma

    Líderes inclusivos conseguem observar e conversar sobre diferenças sem fazer as pessoas se sentirem objetificadas ou evidenciadas. Gestores conseguem maior sucesso nisso quando eles observam as qualidades únicas de cada indivíduo da equipe. 

    Um exemplo? Em vez de simplesmente não dar oportunidade a quem se tornou pai ou mãe, entenda que isso, agora, é parte daquela pessoa. Você pode continuar exigindo o mesmo padrão de qualidade desse novo pai, mas também deixe claro que ele pode sair cedo para pegar seus filhos na escola.

    Seja transparente

    A transparência é fundamental para haver harmonia e união entre o time.

    Deixe claro que o respeito à pluralidade é um dos principais pilares que sustentam os valores da empresa e que ninguém deve se sentir inseguro, seja por suas particularidades, seja por estar em um processo de amadurecimento quanto às particularidades dos outros, de modo a promover trocas entre o grupo e a empatia com o próximo, a fim de que todos cresçam enquanto seres humanos.

    Promova a integração

    Promover momentos de interação, como atividades lúdicas, programas voluntários e eventos, é uma interessante forma de aproximar os colegas, incentivar o sentimento de empatia, engajamento e cooperação entre eles.

    Crie políticas de inclusão

    Mais uma forma de se tornar um líder inclusivo é criar políticas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade. Para isso, é possível adotar um processo de recrutamento e seleção inclusivo — principalmente para cargos de gestão —, viabilizar campanhas de conscientização e rodas de conversa e incentivar a criação de comitês.

    Consequências de não se preocupar com a inclusão e e diversidade

    Diversos estudos comprovam que a diversidade no ambiente corporativo resulta em um maior faturamento. Um desses estudos foi realizado pela da McKinsey, no qual foi constatado que as organizações que possuíam uma maior diversidade étnica, racial e de gênero ocupando cargos de gestão eram mais propensas a adquirir um retorno financeiro acima da média de seu segmento.

    Mas mais do que o retorno financeiro, investir em diversidade e inclusão é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

    Confira também: Robert Half Talks (Ep #8) - Diversidade e inclusão

    Se este artigo sobre liderança em time com diversidade foi útil e você deseja se manter atualizado sobre as principais tendências na área de gestão de pessoas, siga-nos nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, InstagramLinkedInTwitter e YouTube.

    Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.