Diferença entre competência e habilidade, o gestor paraquedista

Diferença entre competência e habilidade para gestão

*Por Fernando Mantovani
Apesar de todos os programas de desenvolvimento de lideranças, muitas empresas ainda pecam ao escolher seus líderes. Por falta de um planejamento bem estruturado, e por não entenderem a diferença entre competência e habilidade (na qual uma competência é composta por um conjunto de habilidades), acabam colocando nessas posições pessoas despreparadas e sem a maturidade necessária para lidar com a função.

Gestor paraquedista

O profissional com algumas habilidades, mas sem as competências um líder, que aparece em situações “inesperadas”: um pedido de demissão do atual chefe; criação de uma nova área ou uma promoção mal estruturada. A pessoa simplesmente cai de paraquedas na função e se vê tendo que tomar decisões com as quais não está habituada. O grande risco de situações como essa é o comprometimento da produtividade de todo um time. A falta de afinidade desse profissional que é visivelmente despreparado, com a função e da equipe com o novo gestor colocam em cheque as metas que foram contratadas. Há de se culpar gerente ou analistas nesses casos? Não!

Avaliando as competências de um líder

Evitar esse tipo de situação é um dos papéis estratégicos do RH junto com as áreas de negócio nas empresas. Identificar os possíveis líderes e prepará-los para assumir essas posições fará com que esse momento de transição ocorra de forma tranquila e agregue para toda a organização.
 

Fernando Mantovani é diretor de operações da Robert Half Brasil. Este artigo foi originalmente publicado no blog Sua Carreira, Sua Gestão, da Exame.com.

Compartilhar essa página