Você é o que você posta: não queime o filme nas redes sociais durante o Carnaval

Por Robert Half 24 de fevereiro de 2017

Por Larissa Laibida

Uma selfie aqui, um vídeo alí... em um mundo cada vez mais conectado, quem não quer mostrar a todos os seus seguidores os principais momentos da tão aguardada festa popular?

Redes sociais

Apesar de serem ferramentas de entretenimento e comunicação, as redes sociais são muito utilizadas como networking e já são mecanismos de pesquisas em processos seletivos. Segundo especialistas, em um processo de recrutamento, um candidato pode perder a oportunidade por causa de um post inadequado, por exemplo. No Carnaval não é diferente.

Você representa sua empresa

Não é porque o expediente acabou ou porque você não está distribuindo currículos que você deixa de representar uma empresa ou de mostrar-se para o mercado. Já notou que, ao conhecer uma pessoa, três perguntas são básicas? Qual o seu nome? O que você faz? Onde você trabalha?

As redes sociais têm um alto alcance

Quando você divulga qualquer coisa na rede social não é possível prever a dimensão que isso tomará. Afinal, dificilmente alguém tem mais de 200 amigos próximos e confiáveis. Na verdade, a maioria nem sabe quem realmente está em sua rede e, a partir do momento em que algo é compartilhado, a pessoa está suscetível aos olhares de todos, inclusive da empresa onde trabalha ou daquela que gostaria de trabalhar.

Assim, cuidado para não queimar seu filme e sair feio na foto nos dias de folia.

Aqui vão algumas dicas:

Evite se expor em fotos com bebidas alcóolicas, poses comprometedoras ou em qualquer outra situação que possa te prejudicar em uma seleção ou promoção

  • Não exponha outras pessoas de seu universo digital

  • Não entre em discussões acaloradas sobre temas polêmicos

  • Cuidado com comentários e curtidas em posts de origem duvidosa

  • Cuidado com as palavras e as famosas hashtags que você usa

Lembre-se

É muito difícil dissociar a sua imagem virtual da sua imagem real, ou seja, você é o que você posta e é a sua credibilidade e reputação que estão em jogo. O Carnaval dura apenas alguns dias, mas o que você coloca na rede, fica ali para sempre. Como você quer ser lembrado quando a festa acabar?

* Larissa Laibida é gerente de recurtamento na Robert Half

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

More From the Blog...