Um livro para cada fase de sua carreira

Por Robert Half on 23 de abril de 2022
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Juliana Porto

Ao longo de nossa vida profissional surgem dúvidas e problemas. A boa notícia é que provavelmente outras pessoas já passaram pelo mesmo e muitas destas questões já foram analisadas em diversos livros. A revista Business Insider listou obras para ajudá-lo nestes dilemas em cada fase da sua carreira.

Aproveite o Dia do Livro e atualize seus conhecimentos com essas dicas!

Para quem acabou de se formar

Designing Your Life - Bill Burnett e Dave Evans

Quando você sai da faculdade, pode parecer difícil achar o seu lugar no mundo real. Burnett e Evans são professores na universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e ministram um curso chamado "Designing Your Life" (Projetando sua vida, em tradução livre), Nele, eles ensinam estudantes em como aplicar os princípios do "design thinking" em suas carreiras e relações. O livro é uma extensão do curso e por enquanto não há versão em português.

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Quando você consegue seu primeiro emprego

Dar e Receber - Adam Grant

Existe um conceito errado de que, para seguir em frente, você precisa ser cruel, e algumas vezes só pode ascender profissionalmente às custas de outras pessoas. É melhor deixar este mito de lado agora mesmo. Neste livro de 2013, Adam Grant defende que "dar" - estar disposto a ajudar os outros - é o verdadeiro segredo para avançar na sua carreira. Confira aqui outras sugestões de livros para iniciantes na carreira.

Para aumentar seu network

Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie

Este best seller de 1937 é o livro favorito do lendário investidor Warren Buffett e é considerado uma das melhores fontes para qualquer um que queira melhorar sua rede de contatos. Uma das mais memoráveis lições do livro: “Para ser interessante, seja interessado”. Ou seja, as pessoas vão gostar mais de você simplesmente se elas puderem falar sobre elas mesmas. O  livro também destaca a importância de aprender com os próprios erros.

Leia também: 10 livros para impulsionar sua carreira

Quando você planeja começar uma família

Unfinished Business - Anne-Marie Slaughter

Quando se trata de equilibrar trabalho e família, não há respostas fáceis - e quanto mais cedo você perceber isso, menos estressado e frustrado você será mais tarde na vida.

"Unfinished Business", foi escrito na sequência de um artigo escrito por Anne Marie Slaughter

chamado "Porque as mulheres ainda não podem ter tudo". A autora defende que mudanças políticas e culturais que estabelecerão o terreno para a igualdade de gênero e ajudarão todos os trabalhadores a terem vidas mais significativas.

Quando você muda para uma posição de liderança

What Got You Here Won't Get You There -  Marshall Goldsmith e Mark Reiter

Goldsmith e Reiter destacam os 20 hábitos de trabalho que mantêm líderes longe de sucesso, e ajudam na correção de áreas problemáticas. Para os autores, o que outras pessoas pensam de você é mais importante do que você pensa. Caso ainda não arrisque a leitura em inglês, uma alternativa é "Multiplicadores - Como os Bons Líderes Valorizam Você", de Liz Wiseman e Greg McKeown, obra que dá ferramentas para buscar o melhor das pessoas e criar um ambiente colaborativo.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Quando você pretende mudar de carreira

Pivot - Jenny Blake

O que quer que você planeje fazer -  deixar um emprego para lançar uma startup ou mudar de área na companhia - Pivot, irá ajudá-lo a redefinir seus sonhos e medo em peças possíveis de serem gerenciadas.  Jenny é uma 'coach' de carreira e ex-Google, que já teve várias mudanças em sua vida profissional. 

Uma alternativa para quem vive este momento e procura leitura em português é "Identidade de Carreira - A Experiência é a Chave para Reinventá-la", de Herminia Ibarra. O livro conta histórias de pessoas que mudaram sua vida profissional, e por meio delas a autora revela de princípios e estratégias para fazê-lo.

Você também pode gostar de: Livros para mulheres na liderança

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

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