As festas de fim de ano das empresas costumam ser um momento de celebração pelos resultados conquistados. É o cenário ideal também para um encontro mais informal entre os colegas de trabalho e, claro, para se divertir. O que não vale é exagerar. Porque, apesar de ser uma festa, é uma festa da empresa.

Então, atenção a alguns pontos para não estragar sua reputação com o chefe e com seus colegas de trabalho.

6 coisas que você NÃO deve fazer na festa:

1. Vestir roupas exageradas

Apesar de ser uma festa, lembre-se de que você estará rodeado de pessoas que trabalham com você. Então, evite roupas que não tenham a ver com o tema da festa, maquiagem muito carregada, minissaia ou blusas decotadas demais.

2. Beber demais

Bebidas alcoólicas estão liberadas, claro, mas beba com moderação. Tomar todas, dar vexame no meio dos colegas ou falar mais do que deve pode prejudicar sua imagem no trabalho. O ideal é beber socialmente, mantendo sua capacidade de se relacionar bem com todo mundo.

3. Fofocar ou lamentar

A realidade é que o evento é uma ocasião comemorativa, então lembre-se de permanecer positivo. Agora não é hora de ser negativo, reclamar do seu chefe, contar a alguém como você realmente se sente em relação a ele, reclamar sobre questões relacionadas ao trabalho ou fofocar nas costas de um colega.

4. Falar excessivamente sobre o trabalho

Você pode estar entre colegas de trabalho, mas tente evitar falar de trabalho a noite toda. Você está aqui para se divertir e seus colegas de trabalho não querem que você os faça lembrar sobre os KPIs e projetos da empresa.

Use a festa do seu escritório como uma oportunidade de conhecer seus colegas um pouco melhor. Compartilhe o que você está fazendo no Natal e o que você está ansioso para o novo ano. Faça perguntas para descobrir mais sobre sua equipe, seus filhos, famílias ou feriados.

5. Levantar tópicos controversos

Evite iniciar conversas controversas com colegas, como religião e política. Você pode se sentir fortemente sobre um tópico ou desfrutar de um debate, mas tente manter suas opiniões para si mesmo, pois você pode acabar ofendendo alguém (especialmente depois de alguns copos de vinho).

6. Sair cedo demais

Muito tempo e esforço foram gastos organizando sua festa de final de ano, então tente evitar fugir cedo. Você pode acabar parecendo grosseiro e insociável. Passe um tempo razoável lá, aproveite a comida e aproveite para conversar com seus colegas.

6 coisas que você DEVE fazer na festa:

1. Compareça ao evento

Você é um dos 27% dos profissionais que temem a festa de final de ano da empresa? Embora o comparecimento seja opcional, faça o esforço para aparecer. É uma boa maneira de conhecer melhor seus colegas de trabalho fora do trabalho e mostrar que você faz parte da equipe. Você pode até se divertir!

2. Seja profissional

Na festa, com seus colegas de trabalho, não há problema em relaxar e se divertir, mas lembre-se de que seu comportamento ainda é importante. É importante ser social, mas profissional e causar uma boa impressão nas pessoas.

3. Vista-se adequadamente

Lembre-se que esse evento ainda é uma função de negócios, então vista-se adequadamente. Se você não tiver certeza do código de vestuário, pergunte ao seu gerente ou converse com colegas para ver o que eles usarão.

4. Socialize!

Não basta sentar no canto e enviar mensagens de texto para seus amigos ou postar fotos no Instagram. Coloque seu telefone longe e seja social. Você pode até construir sua rede de contatos apresentando-se às pessoas com as quais normalmente não teria a chance de conversar. Se houver jogos ou atividades, seja um membro da equipe e participe.

5. Planeje o seu transporte para casa

Se você não sabe quando encerrar a noite, organize seu transporte para casa com antecedência. É fácil se deixar levar em uma festa de final de ano, mas, assim, você terá tempo para sair e saberá quando começar a dizer "obrigado" e "tchau" para as pessoas.

6. Divirta-se

Um dos conselhos mais importantes sobre a festa do escritório é se divertir! Você trabalhou duro durante todo o ano, então esta é sua chance de se divertir e comemorar.

Dicas extras:

O que fazer com um chefe inconveniente na festa?

Se o chefe exagerou e está começando a ficar inconveniente, você tem algumas opções. Se afastar para evitar qualquer atrito e situação desconfortável; chamá-lo de canto e comentar sobre o comportamento dele – desde que você tenha intimidade com seu superior e se sinta confortável para fazer isso -; ou, caso não tenha tanta liberdade assim com seu gestor, chamar alguém mais próximo do relacionamento dele que possa dar um toque sobre aquele comportamento.

Na festa, a paquera é liberada?

É claro que um ambiente descontraído dá espaço para aproximação entre os colegas. Mas cuidado para não ultrapassar os limites do bom senso. Mesmo que ambas as partes tenham interesse um no outro, é melhor combinar algo para mais tarde ou outro dia. Evite expor o relacionamento durante a festa.

Posso aproveitar o evento para reconciliações?

Aproveite a festa para pedir desculpas e se reconciliar. Nada como o espírito de fim de ano para diminuir (ou fazer desaparecer) as desavenças com um determinado colega de departamento.

Por fim, lembre-se que, depois da festa, há sempre o dia seguinte. Então, resumidamente, não faça nada que você não gostaria que seus colegas lembrassem quando todos estiverem trabalhando novamente.

[Leia também: 5 ideias de festa de Natal como seu escritório nunca viu antes]

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

ASSINAR NEWSLETTER