Como já sabemos, durante um processo seletivo, a checagem de referência profissional é uma etapa importante. Para os recrutadores, esse é o momento de ter uma base sobre o perfil técnico e comportamental do profissional no ambiente de trabalho, tendo como fonte direta alguém que tenha convivido com o candidato no dia a dia profissional. Essa é a oportunidade que o futuro empregador tem para se certificar de que você é quem diz ser e, ainda, esclarecer possíveis dúvidas. 

ENVIE SEU CURRÍCULO

É necessário colocar as referências profissionais no currículo?

Inserir os contatos de referência no currículo não é obrigatório. Mas, você deve ir para a entrevista com alguns nomes e telefones anotados em seu celular, pois é possível que o recrutador peça estas informações.

Mas quem eu devo indicar como referência? O mais indicado seriam antigos gestores, pares ou subordinados.

Sempre indique pessoas com as quais você tinha uma boa relação, pois um feedback negativo pode ser fatal em seu processo. Procure pessoas que reconheçam seu trabalho e seu potencial. Mas saiba que, geralmente, o próprio recrutador costuma ampliar a lista por conta própria e ouvir pessoas que vão além das suas indicações. 

Quando for passar o contato, prefira informar o número do telefone que, neste caso, é mais eficiente que o e-mail. Se colocar os contatos de referência no seu currículo, eles devem aparecer em último lugar.

Confira as dicas da gerente de recrutamento Ana Guimarães:

 

Gostou das Dicas? Veja mais em Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS