Posso falar de política no trabalho?

Por Robert Half 27 de abril 2018

Por Juliana Porto

O ano eleitoral no Brasil promete ser de alta tensão. Se antes mesmo da definição dos candidatos e da própria campanha eleitoral, os nervos já estão à flor da pele, a tendência é que o clima esquente cada vez mais. Por si só, política já é um tema subjetivo, seja no escritório, durante o happy hour ou nas mídias sociais. Em 2018 ele estará certamente em todos os lugares. Veja algumas dicas para lidar com o tema de forma mais suave:

Peça permissão

Todos têm limites diferentes em torno de questões delicadas. Não cometa o erro de ficar preso em um pensamento rígido e assumir que seus colegas de trabalho tenham a mesma visão política que você. Para estabelecer as bases para um diálogo saudável e produtivo, você pode dizer: "Eu não estou tentando mudar de ideia. Eu vejo essa questão de forma diferente e eu gostaria de entender sua visão. Vamos trocar uma ideia sobre nossas perspectivas?".

Conheça os fatos - e admita quando não souber

No calor do momento, você pode sentir um desejo de opinar sobre temas com os quais você não tem muita informação. Mas se fiar a um argumento mal informado só irá prejudicar futuras conversas.Não há nada de errado em admitir que você não está atualizado em uma questão específica.

Reconheça que é uma oportunidade de aprendizagem

Se você decidir ter uma conversa política com um colega, pense que é uma chance de aprender um com o outro e não mudar a visão do outro. Ter interesse no pensamento de alguém pode ser uma ótima razão para engajar-se numa discussão política.

Respeite a opinião alheia

É completamente possível ter diferentes pontos de vista sem se inclinar para comentários depreciativos. Quando emoções estão à flor da pele um desentendimento sobre filosofias políticas pode se deteriorar em ataques personalizados. Antes que isso aconteça, a melhor opção é concordar em discordar - e então voltar ao trabalho.

Pense antes de postar nas mídias sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para ficar em contato e manter as conexões, e se tornou um importante aspecto das relações de trabalho atuais. Tente considerar como a sua postagem vai se refletir sobre seus colegas de trabalho e também o seu chefe. Imagine como eles irão reagir ao lerem a publicação. Pense que ela pode  servir como um catalisador para uma discussão no escritório. Tudo bem para você? Também é preciso levar em conta como a cultura da sua empresa encara este tipo de publicação.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

More From the Blog...