Trabalhos voluntários vêm ganhando espaço no mundo corporativo, mas ainda há dúvidas sobre a relevância deles no currículo. Será que essas atividades chamam a atenção dos headhunters e das empresas?  

BUSCAR TRABALHO

A resposta é "sim", o trabalho voluntário é uma informação muito relevante. Essa nova tendência costuma trazer muito conhecimento e pode ser um grande destaque em seu currículo. Algumas empresas encaram o trabalho voluntário como uma forma de o candidato demonstrar seus valores, preocupação com o coletivo e a doação em prol de outras pessoas.

Abaixo citamos alguns casos em que colocar trabalho voluntário no currículo é especialmente válido:

1. Se o candidato está buscando uma vaga no terceiro setor.

Nestes casos, a cultura organizacional da empresa demonstra enorme importância pela preocupação pelo outro, doando seu tempo e dedicação para isto.

2. A atividade agrega conhecimento para sua carreira, cargo atual ou àquele que pleiteia?

Se sim, é de extrema importância não deixar isso de fora do seu currículo. Mostrar experiência dentro do mercado que irá atuar é sempre positivo. 

3. A empresa na qual você participa do processo seletivo desenvolve atividades voluntárias ou projetos sociais?

É sempre bom demonstrar que você está alinhado com a cultura da empresa. Empresas que valorizam ações sociais podem priorizar a escolha de candidatos com os mesmos propósitos.

4. Se existe uma lacuna em seu currículo.

Você passou algum tempo afastado do trabalho por estar realizando um trabalho voluntário? Não esqueça de preencher esta lacuna. Atualmente é muito comum o intercâmbio voluntário, no qual jovens passam meses em outros países para ajudar em ações sociais.

5. Se você está no início de sua carreira.

Se você está começando sua vida profissional e tem experiência com voluntariado, isso pode te ajudar com a falta de experiência em sua área de atuação. Afinal, neste tipo de trabalho você desenvolve muitas competências.

Você só deve deixar trabalhos voluntários de fora do currículo caso falte espaço no documento, lembrando que o limite ideal é de duas páginas. Mas não esqueça de citar a experiência durante a entrevista. Espero que estas dicas te ajudem e desejo que você faça um bom processo seletivo!

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS