Networking online: o que é preciso saber sobre o tema?

Por Robert Half on 20 de abril de 2020

Estabelecer uma boa rede de contatos para conseguir um bom emprego e avançar na carreira não é exatamente uma novidade. No entanto, a tecnologia facilitou esse processo, fazendo do networking online uma possibilidade de interação entre profissionais e autopromoção da imagem. Especialmente no momento atual, em que o isolamento social é necessário.

Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para fazer um bom networking em ambientes virtuais. Acompanhe!

Melhores práticas para fazer o networking online

O networking online consiste, basicamente, em estabelecer uma rede profissional de contatos através de uma plataforma digital. Conheça o melhor caminho para alcançar seus objetivos.

Entender que qualidade é mais importante do que quantidade

O segredo de um networking eficiente não está na quantidade de conexões estabelecidas no LinkedIn, amigos no Facebook ou seguidores no Instagram. A qualidade dos seus seguidores é mais importante que a quantidade.

Mais importante que ter pessoas interessadas no seu trabalho é estabelecer conexões com profissionais que têm algo para acrescentar à sua carreira. Pessoas que podem fazer a indicação para uma vaga ou tenham interesse em compartilhar suas publicações são exemplos de um networking de qualidade.

Oferecer uma relação de troca

Já dizia o ditado: quem não é visto não é lembrado. Para isso, é preciso oferecer algo de bom para os seguidores. Uma das maneiras mais eficientes é desenvolver conteúdos interessantes. Ter um blog, canal no YouTube ou publicar artigos no LinkedIn são maneiras de se tornar uma autoridade na área de atuação.

Textos e vídeos bem construídos, com informações relevantes, despertam o interesse e a confiança do público. Assim, você se transforma em um profissional útil, e não apenas um número nas redes sociais.

Também é possível criar projetos e eventos, convidando os contatos para participar ativamente, na posição de palestrante ou membro de uma mesa redonda. Em tempos de coronavírus, em que as lives estão cada vez mais populares, iniciar um debate pertinente ao período pode aumentar expressivamente a sua rede de contatos.

Levar a relação para o mundo real

Se antes do coronavírus era importante levar o networking online para a realidade, após a quarentena essa atitude fica ainda mais evidente. Era comum conhecer pessoas em eventos e depois adicioná-las nas redes para não perder o contato. Como essas ocasiões foram canceladas até segunda ordem, é hora de agir ao contrário do convencional.

Erros que não devem ser cometidos

Um bom networking online exige alguns cuidados para que as dicas acima possam realmente ser um sucesso. Conheça os principais erros que devem ser evitados.

Manter contato apenas quando precisar de ajuda

Esse é um erro bastante comum, cometido até mesmo inconscientemente. Muitos profissionais criam um perfil no LinkedIn, adicionam alguns amigos e esquecem de entrar na plataforma até o dia em que são demitidos.

O contato deve ser constante. Mesmo que sua relação seja apenas profissional, é importante se manter presente. Afinal, o networking profissional só tem valor se o relacionamento for uma via de mão dupla, tanto online quando presencial.

Ter cuidado com o ego

Se você utiliza uma rede social ou aplicativo de troca de mensagens para estabelecer contratos profissionais, cuidado com o ego. Além da foto de perfil, falar muito sobre você não é adequado, bem como ficar se autopromovendo com fotos em ocasiões estritamente pessoais, como viagem de férias em família ou a festa de casamento.

Certifique-se de que ele esteja atualizado com informações relevantes sobre formação, experiência e qualificação. A participação em cursos e palestras pode gerar novos interesses, por isso, preocupe-se em manter a atualização dessa área.

Também dê uma repaginada nas redes. O seu Facebook era pessoal há 5 anos e hoje tem mais contatos profissionais? Altere as configurações de privacidade das fotos que não condizem com esse objetivo. Manter a discrição é uma alternativa razoável para quem tem dificuldades em estabelecer os limites entre o contato com amigos e o networking.

Falar mal do ex-empregador

Até mesmo indiretas a um ex-empregador podem pegar mal. A não ser que você esteja redigindo um artigo sobre gestão de pessoas e vá exemplificar uma determinada situação — sem citar o nome da empresa — evite se posicionar contra organizações, políticos e outras entidades ou personalidades.

É possível prever cenários futuros, mas não com exatidão. Você nunca sabe quem pode ser um futuro parceiro de negócios. Não elimine as possibilidades falando mal dos outros ou se posicionando com muito afinco. Estamos em tempos que emitir opiniões escolhendo um lado da moeda pode levar ao boicote. Cuide da sua imagem.

Importância de escolher os canais corretos para fazer networking online

O LinkedIn foi amplamente citado durante este artigo por um motivo óbvio: a plataforma é uma rede social voltada para a interação de profissionais e assuntos corporativos. No entanto, outras mídias são cada vez mais utilizadas para que os profissionais possam expor o seu trabalho. Facebook ,WhatsApp e Telegram são propícios para grupos de discussão, enquanto o Instagram é a rede perfeita para compartilhar conteúdos informativos com poucos caracteres. Já o YouTube é o portal mais adequado para vídeos longos e tutoriais.

Sabendo a maneira mais adequada para cada plataforma, é possível investir em mecanismos que contribuam para impulsionar seu nome como uma autoridade na área de atuação e construir um networking de qualidade. Aproveite o isolamento social para estudar sobre o assunto e investir em marketing pessoal.

O networking online não é só uma forma de construir uma rede de relacionamentos. Ele permite o desenvolvimento de um senso de comunidade, em que o diálogo e a troca de conhecimentos são altamente valorizados e contribuem para o sucesso de todos que se comprometem a compartilhar suas experiências.

Quer receber mais conteúdos como este?

Assine nossa newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

More From the Blog...