Mulheres na liderança: 7 livros para quem almeja cargos de chefia

Por Robert Half 7 de março de 2019

A presença de mulheres na liderança é algo cada vez mais comum nas empresas. Seja para liderar uma equipe, seja para comandar um negócio inteiro, é importante que profissionais que chegaram nesse patamar ou desejam a posição se mantenham preparadas para lidar com os desafios do mercado. Para isso, uma boa sugestão é ir atrás de livros de gestão e liderança feminina.

Essa prática permite que as profissionais conheçam histórias de mulheres que chegaram a cargos de gestão, como elas lidaram com os desafios enfrentados nesse processo e as melhores formas de manter uma posição desse nível. Todo esse conhecimento contribui para que você tome boas decisões na sua carreira e alcance esse mesmo resultado mais facilmente.

Apresentamos neste artigo 7 livros sobre mulheres na liderança que podem ajudar as profissionais do mercado que têm o mesmo objetivo. Acompanhe!

1. “Garotas Equilibristas: o projeto de felicidade das mulheres que estão chegando ao mercado de trabalho”

Escrito pela psicóloga e empresária Cecilia Russo Troiano, o livro apresenta um estudo feito por ela sobre as expectativas a respeito do mercado de trabalho das mulheres que compõem a Geração Y — também chamada de Millennial, que compreende pessoas nascidas no início dos anos 80 até meados dos anos 90.

A leitura é importante para as mulheres dessa geração que estão assumindo cargos de liderança e precisam lidar com profissionais de gerações anteriores, como a Geração X — os baby boomers, que são pessoas nascidas no início dos anos 60 até meados dos anos 70 — e possíveis conflitos entre elas.

O material também ajuda aquelas que desejam assumir posições de comando, facilitando seu compreendimento de carreira e vida no trabalho.

2. “Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar”

Esse livro é de autoria da atual COO (Chief Operating Officer, ou Chefe Operacional, em português) do Facebook, Sheryl Sandberg. Com uma carreira de sucesso e destaque no mundo, a empresária lançou seu livro sobre liderança feminina em 2013, que fala sobre a estagnação das mulheres em suas carreiras e como superar os desafios do mercado.

A leitura é importante para que profissionais do mercado compreendam a realidade da liderança feminina pelo mundo, especialmente no ambiente corporativo. A autora apresenta também os principais desafios enfrentados pelas mulheres e como elas podem aumentar seu potencial de desempenho, chegando mais facilmente ao topo da gestão.

3. “Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil”

Nesse livro lançado em 2017, Duda Porto de Souza e Aryane Cararo apresentam uma lista de mulheres que fizeram a diferença para a sociedade e a história do Brasil, mas que não são muito conhecidas ou citadas em livros brasileiros. As autoras contam como elas se tornaram exemplos de coragem, força e determinação, virando grandes inspirações para o público feminino.

Apesar de não ser focado no mundo corporativo e na carreira feminina, o livro ajuda a inspirar e motivar a busca pelos sonhos e objetivos, formando valores e apresentando lições para mulheres que desejam superar barreiras e chegar ao topo da hierarquia dentro do mundo dos negócios.

4. “Mulher Alfa”

Na mesma linha da leitura anterior, no livro “Mulher Alfa”, Cristiana Xavier de Brito apresenta as diferentes histórias de 10 mulheres que chegaram a cargos de liderança e se tornaram exemplos em seus segmentos de atuação.

A autora não se limita apenas ao ambiente corporativo, uma vez que apresenta casos como o da deputada federal Mara Gabrilli, portadora de necessidades especiais que superou barreiras e fez história em sua carreira.

A leitura é inspiradora e ajuda a reforçar a autoconfiança de mulheres em suas carreiras, mostrando que mesmo entre adversidades e desafios como o preconceito e a desigualdade, é possível alcançar seus objetivos.

5. “#GirlBoss”

Esse livro é uma autobiografia, que conta a história da empresária norte-americana Sophia Amoruso. Conhecida pelo sucesso de sua trajetória, a autora apresenta como, aos 22 anos, começou uma loja virtual para vender roupas usadas no marketplace eBay e 8 anos depois criou seu próprio e-commerce: o Nasty Gal.

A autora mostra como superou os desafios desse novo cenário de transformação digital, novas tecnologias e ambiente virtual. O livro também foi usado como inspiração para uma série da Netflix, que leva o mesmo nome GirlBoss.

6. “Big Magic”

Esse livro foi escrito por Elizabeth Gilbert, autora do best-seller "Comer, Rezar, Amar", que se tornou filme em 2010 e inspirou milhares de mulheres ao redor do mundo. Nesse novo material ela aborda a liderança feminina, focando nos mistérios da inspiração e na motivação de uma vida criativa.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Para isso, a autora conta histórias da sua vida pessoal e de conhecidos, fazendo uma reflexão sobre inovação, sua origem e como ela pode existir em diferentes aspectos da vida humana. Nesse sentido, a leitura é de grande ajuda para mulheres na liderança ou para aquelas que desejam alcançar essa posição.

Elizabeth fala sobre o livro e seu processo de criação durante uma palestra TED, mostrando um pouco do que pode ser encontrado durante a leitura.

7. “Breaking into the Boys Club: 8 ways for women to move ahead in business”

Esse livro é uma das leituras mais recomendadas para mulheres que desejam crescer em suas carreiras e alcançar posições de liderança. Escrito por três autores, dois deles sendo mulheres, o material apresenta dicas e conselhos para que o público feminino consiga avaliar seu ambiente de trabalho, identificar problemas relacionados ao seu gênero e transformá-los em diferenciais que facilitam seu desenvolvimento dentro do negócio.

BAIXAR O GUIA SALARIAL

Para isso, o livro apresenta guias que as leitoras podem usar no seu dia a dia. O material também conta com quizzes e dicas de coaches que têm experiência de mercado, facilitando a compreensão de cada assunto tratado.

Essas são algumas das leituras que podem ajudar mulheres de todos os segmentos, gerações e cargos a chegarem mais longe e alcançarem seus objetivos de carreira, conquistando posições de liderança e sucesso.

Gostou de conhecer livros sobre mulheres na liderança e como eles podem ajudar outras profissionais a alcançarem posições de chefia nas empresas? Então não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais e ajudar outras pessoas que podem apreciar a leitura! Tem outras sugestões de vídeos? Deixe sua dica nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

More From the Blog...