A popularidade da técnica mindfulness no trabalho aumentou consideravelmente, e grandes empresas já oferecem sessões e cursos sobre o assunto para melhorar a concentração e aumentar a produtividade de seus funcionários. As vantagens conseguidas podem ser tais que a produtividade do time tem plenas condições de ser consideravelmente maior.

Isso é possível porque mindfulness nada mais é que uma técnica de meditação que permite às pessoas controlarem os pensamentos indesejados ou indisciplinados e os comportamentos que surgem como consequência deles.

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Neste artigo, você verá como esse método de meditação pode contribuir para o desenvolvimento da carreira de um profissional. Ao ler o texto, você saberá de que modo há o aumento da produtividade. Em seguida, conhecerá as vantagens proporcionadas, além de saber como aplicar no trabalho.

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Como o mindfulness proporciona aumento da produtividade?

As pessoas que praticam o mindfulness no trabalho — assim como a meditação tradicional — costumam ser mais concentradas, o que reflete diretamente na produtividade. Isso ocorre até quando não estão meditando. É algo que se estende para as atividades da vida cotidiana, além de diminuir o estresse.

A técnica ajuda a parar de pular de pensamento em pensamento, evita ficar remoendo ideias que não estão acontecendo naquele momento e que acabam trazendo sensações ruins. Até mesmo a perda de controle emocional pode ser verificada em indivíduos com uma atividade cerebral muito intensa, causada pelo excesso de pensamentos ao mesmo tempo.

Diante de tantos benefícios, fica fácil entender por que há empresas e profissionais se dedicando a aprender mais sobre o mindfulness no trabalho. A técnica, sem dúvida, pode ajudar no desenvolvimento da carreira e no consequente aumento de produtividade.

O autor do livro Emotional Intelligence 2.0, Travis Bradberry, lista cinco motivos para você começar a usar o mindfulness no trabalho. Acompanhe, a seguir, um olhar mais apurado sobre as razões apontadas pelo escritor.

Quais são as vantagens de usar o mindfulness no trabalho?

As vantagens de praticar o mindfulness no trabalho vão desde um aumento de concentração até a melhora da saúde mental. Na soma de todos os benefícios alcançados, está justamente a progressão na carreira profissional. Acompanhe a descrição de cada proveito conseguido com a prática da técnica.

Tratamento para estresse

Estudos mostram que dois terços das visitas aos hospitais estão relacionadas a problemas ligados ao estresse, e 75% dos gastos com saúde têm essa mesma causa. O estresse, caso você não saiba, pode causar hipertensão, doenças autoimunes, insônia, depressão, ansiedade, entre outras coisas.

A técnica do mindfulness é aliada da redução do estresse, porque coloca você em um estado mental mais relaxado, claro e calmo. Com isso, a atividade mental é reduzida a um nível mais tranquilo, e, sem uma grande agitação de pensamentos, a tranquilidade se instala.

Exercício para melhorar a concentração

O mindfulness ajuda a focar em uma coisa de cada vez. A técnica ensina a evitar distrações e aumenta o nível de concentração no trabalho. Lembre-se de que uma mente focada é uma mente produtiva e que pode alcançar níveis de entrega no trabalho de grande destaque. Os gestores adoram profissionais produtivos.

Melhora a criatividade no trabalho

A criatividade depende do estado mental. O mindfulness no trabalho ajuda você a entrar no “modo criativo” da mente, derrotando os pensamentos negativos que roubam o pensar criativo e a autoexpressão. Isso é especialmente útil em ofícios que requeiram grande capacidade criativa.

Desenvolve a inteligência emocional no trabalho

Nossa inteligência emocional afeta a forma como administramos nosso comportamento em situações sociais complexas. É a habilidade de reconhecer e entender as próprias emoções e as dos outros e, a partir disso, administrar o próprio comportamento e as relações de forma completamente consciente.

Como estudos já demonstraram, 90% dos profissionais de alto rendimento têm um nível de quociente de inteligência emocional elevado. Isso mostra o quanto é importante deter esse tipo de habilidade, e não somente aspectos relacionados às competências técnicas.

Ajuda a ser uma pessoa melhor

Um estudo de Harvard mostrou fortes conexões entre o mindfulness e o comportamento social. Quem medita tende a mostrar mais compaixão e bondade com outras pessoas. Tem relação com se sentir presente e calmo, o que traz o melhor de cada um à tona.

Como praticar o mindfulness no trabalho?

Existem diversas formas de colocar a técnica em prática no ambiente de trabalho. Veja, a seguir, algumas dessas maneiras.

Separe a vida pessoal da profissional

Deixar a vida pessoal totalmente de fora do ambiente de trabalho é algo relativamente difícil de ser feito, mas é necessário para que se possa alcançar o desenvolvimento na carreira. O mindfulness ajuda nessa tarefa, pois, ao se concentrar no presente, os problemas pessoais podem ser deixados para depois, em um momento apropriado.

Use uma agenda para se planejar

A ideia de ser um profissional multitarefa no sentido de fazer várias atividades ao mesmo tempo não é produtiva, de fato. Ter que executar muitas ações ao mesmo tempo só torna o trabalho mais confuso. Usar uma agenda de compromissos (mesmo que virtual) coloca ordem na casa. Isso faz com que cada coisa seja feita a seu tempo e sem pressa.

Defina tempo para e-mails

Pode não parecer, mas o hábito de verificar a caixa de e-mails a todo momento é uma grande fonte de distração. O ideal é ter momentos dedicados a isso, sendo possível que apenas dois por dia sejam suficientes. Caso não seja esse seu caso, você pode tentar estabelecer uma rotina com esses períodos previamente definidos. Assim, não será distraído por aquele e-mail recém-chegado na caixa de entrada.

Aplicar o mindfulness no trabalho pode ser uma excelente maneira de progredir na carreira. Ao dar atenção plena a uma atividade de cada vez, qualquer profissional pode tornar-se muito mais produtivo. É bastante provável que essa evolução seja percebida pelos gestores imediatos, e a recompensa virá naturalmente. Dessa forma, vale a pena inteirar-se mais sobre o método e aplicar de vez na rotina profissional.

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Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Estudo produzido pela The School of Life, referência no ensino da inteligência emocional, em parceria com a Robert Half

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