
Mudanças são sempre bem-vindas? Depende! Transformações, em geral, assustam muita gente, pois envolvem alterações em rotina, costumes, alimentação e lazer. O mesmo se aplica em uma mudança dentro do ambiente profissional. A transferência de uma unidade para outra da companhia tem que ser muito bem pensada e avaliada.
Avalie prós e contras
Reflita bem sobre os prós e os contras dessa transferência. Inclua nessa avaliação a oportunidade de conhecer novos lugares, cultura ou pessoas, mas pense no quanto essa mudança vai afetar a sua vida e a de sua família.
Se você negar, quanto essa decisão irá afetar sua empregabilidade?
Como digo que não quero ir?
Se a transferência de unidade não é algo que você tem almejado e está totalmente fora de cogitação, procure seu gestor e tenha uma conversa sincera. Lembre-se que esta é uma situação bastante delicada, mas você está dentro do seu direito.
Explique a ele as suas razões para negar a oportunidade. Mas, esteja ciente de que não há garantias de que a sua recusa será bem aceita. Pode ser que o seu gestor e a direção da companhia fiquem inseguros quanto a poder contar com você a qualquer momento.
Decisão pessoal
De todo modo, não dá para julgar como certo ou errado o posicionamento de negar uma transferência para outra unidade da companhia. A decisão é totalmente pessoal.
O vídeo abaixo fala sobre o tema:
Guia Salarial da Robert Half
No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.