Meditação e mindfulness: como tirar o máximo proveito dessas técnicas

Por Robert Half 1 de setembro de 2017

Por Adriana Fonseca

A meditação e a prática do mindfulness (atenção plena) têm ganhado muito espaço nos últimos anos. Hoje, é até comum encontrar alguém que use essas ferramentas com certa frequência, seja para acalmar a mente, diminuir o estresse ou melhorar os relacionamentos.

Pois dois autores americanos respeitados decidiram ir a fundo no assunto e revelam as pesquisas mais avançadas sobre o tema em um novo livro, lançado em setembro.

Altered Traits: Science Reveals How Meditation Changes Your Mind, Brain and Body, de Daniel Goleman (criador do conceito de inteligência emocional) e Richard Davidson, mostra o que a meditação realmente pode fazer por nós, e como tirar o máximo proveito dessa técnica.

Como a maioria das pessoas já sabe, a meditação foi tirada do contexto religioso e seus benefícios foram estendidos a todos, independentemente da crença religiosa. Esses benefícios incluem mais concentração, melhora na criatividade, relaxamento, melhora na saúde geral, resiliência sob estresse e bem-estar.

Por isso, algumas empresas estão incentivando seus funcionários para que meditem até mesmo durante o expediente.

Existem diversas técnicas para meditar e o que Daniel Goleman sugere é que você vá experimentando e abrace a que melhor funcionar para você. A partir daí, pratique diariamente. Meditação, pode-se dizer, é um exercício para a mente, então, assim como os exercícios para o corpo, requer constância para ser eficaz. Ninguém que se propõe a correr começa correndo cinco quilômetros na primeira vez. Com meditação é a mesma coisa. Comece com poucos minutos ou breves exercícios de atenção plena e vá aumentando gradativamente. Você vai sentir os efeitos na sua vida.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

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