Lições do home office: desmistificando o Senso de Dono

Por Robert Half on 1 de abril de 2020

Por Maria Eduarda Silveira

Há algum tempo essa característica vem sendo citada pelos recrutadores como habilidade fundamental para se destacar na carreira. A verdade é que nem sempre é fácil descrever o que é esse senso de dono e, principalmente, trazer isso para a realidade de quem é colaborador e não efetivamente “dono do negócio”.

Nos últimos dias discutimos ativamente sobre o trabalho remoto, em como manter a produtividade, a organização e a saúde mental. Muitas perguntas sobre as boas práticas do famoso home office vieram à tona. Tudo isso porque, do dia para a noite, tivemos que nos adaptar a uma nova forma de gerenciar nosso trabalho. Foi justamente durante essa reflexão sobre o home office que me dei conta que adaptabilidade e autorresponsabilidade eram palavras-chave para esse momento. Logo na sequência percebi que essas duas palavras refletiam exatamente o que significava senso de dono!

Autoconhecimento e Autorresponsabilidade

Podemos oferecer milhões de dicas de um home office produtivo, montar agenda, criar rotina, fazer acordos com os filhos, fazer reunião por vídeo, entre outras. Porém, nada funcionará de verdade, se o profissional não optar por seguir aquilo que funciona para ele. Estamos em uma fase que podemos nos programar, mas se não tivermos autorresponsabilidade, nosso trabalho pode ficar parado, nossa agenda pode não se cumprir, afinal, quem está ali do nosso lado para nos cobrar? Quem está te “avaliando” em tempo real? Ninguém!

Líderes tiveram, obrigatoriamente, que confiar em suas equipes e por mais que acreditem que estão “tendo controle”, a grande verdade é que não estão! O melhor disso tudo? Todos estamos aprendendo com isso.

Ter senso de dono é ter autorresponsabilidade, é dar o melhor de si independente de quem está vendo ou nos cobrando. É ter autoconhecimento para detectar o que funciona ou não para você, para sua equipe e a partir disso ser flexíveladaptável para criar soluções criativas, para se reinventar quando é necessário. É pensar que apesar da dificuldade, aprender com erros e se tornar resiliente é um baita diferencial para o qualquer mercado.

Quer mais adaptabilidade e resiliência do que essa quarentena está nos demandando?! Essa é uma fase de reflexão, de entendermos que as expressões do mundo corporativo podem até parecer complexas, mas que na verdade, elas apenas refletem em comprometimento e resiliência. Que embora sua experiência de trabalho e seus cursos acadêmicos ainda tenham muita força para a sua empregabilidade, eles não são suficientes se você não tiver essas competências que enfrentam crises, que acalmam equipes e que motivam pessoas a seguirem em frente mesmo na dificuldade.

Então, da próxima vez que você ouvir a expressão “senso de dono” reflita na sua quarentena e em como você enfrentou e ajudou pessoas a enfrentar dificuldades, em como você se reinventou e teve autorresponsabilidade em seus projetos.

Sobre ganhar como o dono? Isso, infelizmente, não temos controle! Mas o que estamos adquirindo para nós e para nossas carreiras, honestamente, não tem preço!

* Maria Eduarda Silveira é gerente de recrutamento da Robert Half

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A Robert Half está conduzindo seus processos de recrutamento normalmente e 100% da empresa está em regime de home office

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