Férias à vista: desconecte-se!

Por Robert Half 19 de dezembro de 2017

Por Juliana Porto

O final do ano traz para muita gente as tão sonhadas férias. Sol, praia, verão e… emails de trabalho. Atualmente, as facilidades da tecnologia fazem com que possamos trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo, basta ter um celular em mãos. E ficou cada vez mais comum responder emails, verificar o andamento dos projetos ou o humor da equipe, fora do horário de trabalhos, aos finais de semana e inclusive nas férias.

O ideal mesmo é alcançar o potencial máximo das férias, desligando-se totalmente do escritório. Isso te ajuda a trabalhar recarregado e com nova perspectiva. Aproveite os benefícios dos seus dias de folga!

Uma forma de ser menos importunado durante seus dias fora é informar aos seus principais contatos sobre suas férias. Eleja um membro da equipe para lidar com suas tarefas diárias na sua ausência. Tente não ficar inseguro, você também já fez isso para alguém. Em casos urgentes, ele saberá onde te encontrar.

Mas para muita gente nem sempre é possível se desconectar completamente. Muitos profissionais, por necessidade ou escolha, querem verificar se está tudo sob controle e os projetos estão avançando em sua ausência.

Caso isso aconteça, você tem que estabelecer limites claros para minimizar o tempo que passará com tarefas do escritório. Escolha uma ou duas horas do seu dia para checar os emails por exemplo. Tente não fazer isso fora do estipulado para descansar e recarregar as energias.

Ao retornar, coloque todas as pendências em dia. Para começar, agende uma reunião rápida com seu gerente ou equipe para recuperar o que você pode ter perdido e quais projetos são prioridade. Bom descanso, e não se esqueça: aproveite!!!

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

More From the Blog...