* Por Fernando Mantovani

Nunca completei uma maratona. Mas já ouvi várias pessoas dizerem que trata-se de um desafio tanto psicológico quanto físico. Isso tem me levado a encarar a quarentena como um exercício similar ao da corrida de rua de longa distância. Cada dia é um quilometro rodado e a gente não pode perder a concentração. É por isso que eu acho importante estarmos cercados de inspirações e fazer o que tem que ser feito, sem perdermos de vista o que está por vir.

Com foco na retomada - que cedo ou tarde vai acontecer -, sugiro atenção especial às pessoas que estão ao seu redor e contribuem para o desenvolvimento da sua empresa, do seu negócio, da sua área ou da sua carreira, como:

Clientes

Nunca perca a proximidade com o cliente, independentemente do momento da economia, do País ou da sua empresa e da dele. Aqui, não estou falando especificamente de laços de amizade, mas de uma relação na qual você demonstre ser um fornecedor interessado em entender os desafios enfrentados e buscar formas de agregar valor ao negócio. Se o seu interesse for genuíno, quando houver uma oportunidade, você ou a marca da sua empresa certamente serão lembrados. 

Gestores

O distanciamento social trouxe desafios para profissionais de todas as faixas da pirâmide. Quando falamos especificamente dos líderes, muitos, da noite para o dia, precisaram abrir mão do microgerenciamento e lidar com a gestão remota. Aproxime-se do seu e procure entender qual avaliação ele faz do seu desempenho nos últimos meses, em quais pontos se destacou, em que precisa melhorar e o que ele espera de você nos próximos meses. Nesse bate-papo, aproveite para apresentar suas considerações, necessidades e percepções. É dever do líder propor uma conversa de feedback. Porém, o colaborador que toma essa iniciativa é sempre visto como alguém interessado em evoluir.

Pares

Uma das grandes vantagens do trabalho presencial é a troca que existe entre os profissionais. Nesse ambiente tradicional, sempre ganhamos ao poder completar um raciocínio ou ter uma ideia com base em algum comentário do colega da mesa ao lado ou solicitar ajuda de alguém que julgamos estar mais disponível. Para não perder essa proximidade, retome ou mantenha o contato com os parceiros de trabalho e demonstre disposição para ajudar, sempre que possível.

Colaboradores

A pandemia tem nos ensinado muito sobre composição de equipes. Tem sido um momento valioso para os gestores avaliarem quais são as habilidades de um profissional capaz de superar períodos de crise. Agora que já estamos mais habituados à rotina, chegou a hora de calibrar essa parceria. Então, mapeia o nível de satisfação, desempenho e estresse dos profissionais. Dimensione a carga de trabalho. Se alguém estiver sobrecarregado, considere redistribuir as tarefas ou contratar um profissional para projetos para absorver a demanda extra por um período determinado. Caso precise aumentar a equipe de maneira definitiva, comece a afinar o escopo da vaga considerando tudo o que vivemos nos últimos meses.

Alguns indicadores começam a mostrar que há sinais de melhora da economia, como o movimento nas cidades e certo interesse das empresas em voltar a recrutar. Tudo de uma forma bastante cautelosa e tímida. Porém em escala crescente, se compararmos semana a semana.

O aquecimento será lento, mas gradual. E, devemos aproveitar o momento atual para capitalizar em cima de todo o esforço investido nos últimos meses. Afinal, a maratona é longa, mas cada dia estamos mais perto do fim.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

COMO PODEMOS TE AJUDAR?