Erros dos chefes que desmotivam as equipes

Por Robert Half 29 de junho 2018

Por Juliana Porto

Ter uma equipe motivada é essencial para um ambiente de trabalho de sucesso e produtivo. Os melhores gestores lutam para estabelecer um ambiente que inspira e engaja todos os trabalhadores. Veja os principais erros que um supervisor comete sobre este assunto e as dicas para evitar alguns hábitos:

Você não demonstra apoio

Isso tem um peso muito grande sobre a satisfação no trabalho, então é importante ter interesse genuíno na carreira e no desenvolvimento profissional de seu subordinado. Uma das formas de fazer isso é oferecer treinamento ou mentoria. Também é crucial demonstrar apoio para garantir o equilíbrio trabalho-vida pessoal de sua equipe. Isso significa ser flexível quando questões pessoais e familiares surgem.

Você não paga o suficiente

Pagar a seus funcionários o quanto eles merecem - e equivalente à remuneração do mercado - é um elemento chave de motivação, então faça o que puder para oferecer salários competitivos. O Guia Salarial da Robert Half pode te orientar neste tópico.

BAIXAR O GUIA SALARIAL

Você não mostra apreço

Salários não são a única premiação a se considerar. Você deve agradecer os membros da sua equipe, individualmente ou em grupo, quando alcançarem uma performance excepcional ou superarem uma meta. Organizar festas ou eventos para celebrar o sucesso do time também funciona.

Você não se comunica

É importante que seus empregados saibam que podem falar com você quando tiverem um problema. Mas também é importante estar sempre em contato. Isso significa deixar claro o que espera e cada um, explicando como o papel deles se enquadra nas prioridades da companhia. Mostre interesse sobre as  metas e prioridades profissionais de seus supervisionados.

Você "não sai de cima"

Poucas coisas matam a motivação do que um chefe inseguro. Se você está constantemente pairando sobre os funcionários e adivinhando suas escolhas, eles não sentirão que podem tomar suas próprias decisões. Se você conhece as expectativas e dá o treinamento certo, é melhor sair do caminho e deixá-los fazer o trabalho.

Você não tolera falhas

Quando a equipe tem permissão para gerenciar o trabalho sem medo de repressão por cometer erros, os funcionários são naturalmente mais produtivos. Em vez de incutir o medo, encoraje seu time para aprender com o que não dá certo.

Você desperdiça o tempo alheio

As pessoas odeiam o sentimento de que estão perdendo tempo. Por esta razão, tente evitar mandar e-mails desnecessários ou agendar reuniões que poderiam ser resolvidas por mensagens.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Criando uma equipe vencedora

Clique no botão abaixo para baixar o seu guia "Criando uma equipe vencedora"

More From the Blog...