Economize com cursos on-line gratuitos

Por Robert Half 14 de agosto de 2015

Manter os conhecimentos atualizados pode sair caro. Mas, se o momento não permite gastar muito com os estudos, saiba que há um leque enorme de cursos on-line gratuitos de qualidade e que podem lhe ajudar a progredir na carreira. Aqui, uma lista de onde é possível fazer cursos de graça sem sair de casa – ou do escritório.

Coursera

A plataforma de ensino realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online gratuitos a todos.

Entre as aulas mais populares, Introdução a Finanças (University of Michigan, com opção em português), As Ferramentas do Cientista de Dados (Johns Hopkins, com versão em português) e Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais (University of Michigan, em português). e-Aulas USP No site, professores de diversas disciplinas disponibilizam suas vídeo-aulas. Há mais de 1.145 horas de vídeos on-line e de graça.

EdX

Criada pela Universidade Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology) com investimentos de US$ 60 milhões, a plataforma online hoje reúne outras escolas de renome, como Universidade da Califórnia – Berkeley e Universidade Cornell.

São mais de 500 cursos on-line – a maioria gratuito - disponíveis em diferentes idiomas – apesar de a maioria ser em inglês. Há muitas opções interessantes, vale a pena navegar no site.

Selecionamos algumas: User Innovation: A Path to Entrepreneurship (MIT), Knowledge Management and Big Data in Business (The Hong Kong Polytechnic University), Gestión Participativa (Universitat Politécnica de Valencia), Psychologie de la négociation (UCL), Entrepreneurship 101: Who is your customer? (MIT) e Innovating in Health Care (Harvard).

FGV Online

Membro do OpenCourseWare Consortium (OCWC), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet, a Fundação Getúlio Vargas tem uma gama interessante de cursos on-line gratuitos.

Há opções na área de finanças pessoais, sustentabilidade, inovação, direito, gestão empresarial e empreendedorismo, entre outras. Unesp Aberta A Universidade Estadual Paulista mantém um ambiente de aprendizagem on-line gratuito com cursos em diferentes áreas do conhecimento. O leque de programas é amplo. Para citar alguns, há “Direito Administrativo” e “Relações e Procedimentos no Ambiente de Trabalho”, por exemplo.

Veduca
O site traz mais de 300 cursos on-line gratuitos de diferentes universidades (USP, UnB, Harvard e MIT, entre outras) em 21 áreas do conhecimento. Entre os mais vistos, Liderança (Harvard).

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

More From the Blog...