Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O Google é exemplo na forma de gerenciar seus funcionários. A cultura corporativa, o ambiente organizacional e a possibilidade de desenvolvimento profissional fazem com que a empresa seja admirada. Além disso, tal companhia investe no desenvolvimento dos seus líderes, garantindo que tenham as características de um gestor de sucesso.

Quais características são estas? Bom, recentemente o Google listou dez comportamentos dos seus melhores gestores. Então, já que a lista é pública, por que não aprender algo com os executivos que trabalham em uma das companhias mais admiradas do momento?

Veja, adiante, comportamentos que fazem um gestor do Google ser ótimo (e que todos nós podemos aprender), além de como desenvolver tais características. Boa leitura.

Quais as 10 características de um gestor bem-sucedido?

As melhores características de um gestor podem variar de acordo com o contexto, o grau de maturidade da equipe e o perfil do próprio líder. Mesmo assim, itens como a habilidade em comunicação, o empenho diário e a visão estratégica, além da perspicácia na tomada de decisão, figuram como alguns dos mais relevantes (e que devem ser afiados). Confira!

1. É um bom coach

Funcionários precisam e apreciam um gestor que tem tempo para ensiná-los e desafiá-los (e isso de forma contínua, não apenas quando o colaborador está deixando a desejar). Logo, uma característica-chave é a habilidade em desenvolver talentos, treinando, orientando e estimulando a força de trabalho, de maneira que todos consigam crescer continuamente.

Leia também: Como gerenciar multigerações no ambiente de trabalho

2. Empodera a equipe e não faz microgerenciamento

O microgerenciamento é um erro comum que os gestores cometem (até mesmo sem perceber). Esse tipo de comportamento desencoraja e frustra o funcionário. No Google, os melhores executivos não fazem microgerenciamento, eles oferecem o equilíbrio certo entre liberdade e aconselhamento, mostrando que confiam nos seus subordinados.

3. Cria um ambiente inclusivo para a equipe

Duas características importantes são permitir que as equipes assumam riscos e não ter preconceitos, trazendo o processo para a consciência e combatendo vieses inconscientes. Não basta ter um time diverso. Bons gestores conseguem criar um ambiente inclusivo a cada dia, promovendo uma maior dose de bem-estar, respeito e qualidade de vida.

4. É produtivo e orientado a resultados

As pessoas não gostam de trabalhar para um chefe preguiçoso. Gostam de fazer parte de uma equipe produtiva e bem-sucedida, e isso é difícil de fazer se o líder não estabelece o ritmo. Bons gestores têm “alvos” que orientam o trabalho e filtram o que é trivial.

5. É bom comunicador — ouve e compartilha informações

Comunicação eficiente é uma das bases para ser um bom gestor. Também é importante lembrar que ótimos executivos priorizam o ouvir. A melhoria da comunicação depende do compromisso com o diálogo, também envolve a adoção de canais que facilitem a troca de mensagens, como murais de recados, redes sociais corporativas e/ou aplicativos mobile.

6. Apoia desenvolvimento de carreira e conversa sobre desempenho

Para listar este ponto, o Google se apoiou em uma pesquisa que mostra que apenas metade dos profissionais sabe quais expectativas deveriam atender. Diante disso, os gestores não somente precisariam ajudar seus funcionários a desenvolver certas habilidades e avançar em suas carreiras como deveriam também ser claros sobre suas expectativas em relação aos seus colaboradores, além de dar feedback honesto sobre o desempenho de cada um.

Você pode gostar de: Comunicação em tempos de crise: entenda a importância e as melhores práticas

7. Oferece visão clara e estratégica para a equipe

Uma das gerentes premiadas do Google disse que relatórios de feedback a ajudaram a entender como era importante comunicar para a equipe a visão da empresa. Então, em vez de simplesmente repassar ao time o que foi dito, ela também passou a compartilhar com seus funcionários o que aquilo significava. Uma visão clara e compartilhada pode ajudar os membros da equipe a trabalharem melhor os juntos.

8. Tem habilidades técnicas-chave para ajudar a aconselhar a equipe

No contexto do Google, acredita-se que, para ser um gerente, particularmente nas áreas de engenharia, é preciso ser um profundo especialista técnico (pelo menos tão especialista quanto — ou até mais — que as pessoas que trabalham para esse gestor).​

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.​ ​

 
 
[ ​ACESSE O INDICADOR ]

9. Colabora com diferentes áreas

Colaboração efetiva por toda a empresa é uma característica importante para os gestores do Google. Isso porque gerenciar uma equipe e liderá-la para o sucesso pode depender, ao menos em parte, da forma como se trabalha com outras equipes.

10. É forte tomador de decisão

Funcionários também valorizam os líderes hábeis em tomarem decisões. Encoraja-se os executivos que, além de contarem suas decisões para as equipes, expliquem porque tomaram determinado caminho. Esse esforço ajuda o time a entender o contexto e as prioridades, melhora a habilidade de tomada de decisão da própria equipe e mantém os profissionais engajados e bem-informados.

Afinal, qual a importância de um gestor bem-sucedido?

Pode não ser tão simples desenvolver as 10 principais características de um gestor. Na verdade, é algo que envolve bastante tempo, energia e disposição ao aprendizado. De todo modo, é um esforço que vale a pensa. Há muitos benefícios ligados ao assunto.

Um bom gestor beneficia a si próprio, tornando-se muito mais organizado, produtivo e bem remunerado. Também gera vantagens aos seus liderados, parceiros de trabalho e ao empreendimento de modo geral. Portanto, é um tipo de resultado ganha-ganha-ganha.

A seguir, pontuamos algumas das principais vantagens. Veja:

  1. criação de um melhor clima de trabalho, algo que promove bem-estar;
  2. alcance de metas mais desafiadoras e relevantes ao sucesso organizacional;
  3. aumento ao alinhamento dos profissionais e equipes;
  4. redução de erros técnicos, problemas e acidentes no trabalho;
  5. aumento da atração e retenção de talentos, reduzindo o turnover;
  6. fortalecimento do senso de colaboração, dando asas ao espírito de equipe.

Para o próprio líder, os benefícios incluem aumento da produtividade diária, crescimento do prestígio no trabalho e melhores oportunidades de carreira.

Como desenvolver as características de um gestor de sucesso?

Agora que entende quais as características e por qual razão desenvolvê-las, é hora de dar mais um passo: entender como afiar-se enquanto gestor de sucesso. É preciso disposição à melhoria contínua, de modo que maus hábitos sejam corrigidos e novas habilidades sejam desenvolvidas. Apresentamos algumas das principais dicas, neste tópico. Acompanhe!

Mantenha a mente aberta

O mundo está mudando e os gestores precisam acompanhar as mudanças. Para tanto, é preciso ter uma mente aberta. Não seja apegado aos velhos paradigmas, nem se agarre aos conceitos aprendidos no passado. Esteja pronto para aprender ao longo da vida.

Abrace o feedback dos liderados

O feedback não é uma via de mão única. Da forma que você oferece feedbacks, deve estar pronto para recebê-los. Ouça cada crítica construtiva e/ou elogio, avaliando como corrigir suas fraquezas e potencializar seus pontos fortes.

Conheça o perfil da sua equipe

A postura gerencial pode variar bastante em função do perfil da equipe — o que é chamado de liderança situacional. Equipes recém-criadas demandam líderes mais participativos, já equipes maduras demandam lideranças mais liberais. Lembre-se: cada caso é um caso.

Invista em inteligência emocional

inteligência emocional (IE) refere-se à capacidade de lidar com suas próprias emoções, bem como reconhecer e lidar com as emoções de outras pessoas. Líderes com um alto grau de IE são mais autoconscientes, empáticos e hábeis socialmente, o que gera crescimento.

Veja, agora você está por dentro do tema. Entre as características de um gestor de sucesso, estão habilidade em comunicação, visão estratégica, orientação para resultados e trabalho em equipe. Tais competências promovem resultados ganha-ganha, beneficiando o time, a empresa e o próprio líder. Por isso, é útil investir no aprendizado e crescimento contínuo.

E então, me conta, gostou do nosso artigo? Aproveite para deixar um comentá-lo. Fale das suas principais dúvidas, sugestões ou experiências com o assunto.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.