Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por Célia Nascimento

Começar em um novo trabalho pode ser assustador. Isso porque é comum as pessoas terem receio de mudanças e também de não alcançar as expectativas do contratante, gerando o medo de falhar.

Além disso, um novo emprego significa sair da zona de conforto, enfrentar novos desafios, metas, mudança de rotina, novas atividades, nova liderança e novos colegas de trabalho. Tudo isso causa, além de expectativa, ansiedade e insegurança.

Envie sua vaga

A boa notícia é que todos esses sentimentos são considerados comuns para um primeiro momento, mas podem prejudicá-lo se persistirem. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você superar o medo de falhar no novo emprego. Acompanhe!

Está a procura de uma oportunidade?

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!

Pesquise sobre a empresa

Ao pesquisar sobre o contratante, você terá as informações iniciais de mercado de atuação dele, conhecerá a missão, visão e valores, além de saber quais são os principais produtos e serviços, e toda a lógica por trás do negócio.

Com isso, você pode visualizar como será a sua atuação na empresa, e como poderá contribuir com o seu conhecimento para fazer parte do negócio. Pesquisar sobre a empresa ainda ajudará você a estar mais confiante para passar por processos como integração de novos colaboradores, onde serão transmitidas outras informações importantes para a sua nova jornada profissional.

Reconheça seu valor

Se você foi contratado, com certeza possui as competências técnicas e comportamentais para exercer as funções do novo cargo. Isso significa que você possui a formação e habilidades necessárias para executar as suas atividades e, mesmo que demore um tempo até você se adaptar às particularidades da empresa, esse processo se dará naturalmente.

Confira também: Não gosta do novo emprego?

Entenda a lógica do contratante

Toda empresa possui uma lógica de atuação. Indústrias, por exemplo, trabalham com a transformação de matéria-prima, o comércio é responsável por atender o cliente final no varejo, e logística é um tipo de serviço que envolve uma modalidade de transporte. Esses são apenas alguns exemplos. 

Quando você entende o mercado de atuação da empresa, passa a visualizar como os setores dela funcionam, e fica mais fácil você enxergar qual é o seu papel na organização.

Além disso, com o tempo, você aprenderá a focar nas suas atividades, e a sua colaboração no esquema empresarial será bastante fluida. Em um primeiro momento, preocupe-se em conhecer o mercado no qual o negócio está inserido e quais são as suas funções no setor.

Assim, ao encarar os desafios à medida que eles forem aparecendo, você controla a ansiedade e, consequentemente, o medo de falhar.

Adote uma postura proativa

Vontade de aprender e contribuir são fatores muito importantes no mercado de trabalho, e extremamente valorizados pelas empresas. Por isso, ao ingressar em uma nova função, demonstre que você tem interesse e disponibilidade. A entrega de bons resultados virá com a prática nas atividades executadas. Logo, não se cobre tanto, mas demonstre que está disposto a atender às demandas da empresa.

Afaste o perfeccionismo

Quando o assunto é o medo de falhar, o perfeccionismo é um dos grandes gatilhos para despertar esse sentimento. A verdade é que falhar faz parte do processo de adaptação e, em algum momento, isso pode acontecer. No entanto, como você lida com tudo o que dá errado é a grande questão avaliada pelas organizações.

Desespero e crises de choro podem demonstrar a falta de inteligência emocional, o que é bastante negativo. Por isso, caso você incorra em algum erro no seu período de experiência, busque identificá-lo de forma rápida e busque soluções. Contribua para a situação ser revertida e se atenda no aprendizado. Afinal, as falhas também são formas de aprendizado.

CONFIRA NOSSAS VAGAS DE RECRUTAMENTO
 

Tenha a sua liderança como aliada

Ter a liderança direta como aliada é muito importante quando se inicia em um novo cargo. Busque apoio e leve as suas dúvidas. Caso a liderança não seja tão disponível, procure por profissionais mais experientes no setor e veja se eles podem ajudá-lo.

Lembre-se que o emprego novo é novo em algum momento

O seu período de experiência não vai durar para sempre e o tempo vai passar de qualquer jeito. Por isso, tenha paciência e os dias e meses como os seus aliados. À medida que o tempo for passando, será natural se adequar à nova rotina, ainda mais se você souber fazer novas amizades e ter os colegas de trabalho como aliados.

Não tente forçar nenhuma situação e seja você mesmo. Dessa forma, você estará mais relaxado e poderá focar nas suas atividades com maior êxito.

Priorize o que é mais importante

A depender do cargo que você vá assumir, pode ser que ele tenha muitas particularidades e também grandes demandas. A dica aqui para afastar o medo de falhar é se ater ao que é mais importante e se dedicar a aprender ou se adaptar a essa atividade. 

Depois, com a ajuda da sua liderança, vá listando as tarefas por ordem de prioridade. Com isso, você organiza o seu tempo para aprender as atividades mais relevantes e, com o tempo, absorverá naturalmente as particularidades da função.

Leia também: 4 dicas para conseguir um emprego

Seja gentil com você

O medo de falhar pode esconder uma baixa autoestima e até mesmo traumas de infância. Procure trabalhar isso em você com a ajuda de mentores ou mesmo psicólogos. Eles direcionarão a sua jornada de autoconhecimento, garantindo que você acesse outras habilidades emocionais importantes para o seu desenvolvimento amplamente.

Além disso, ser gentil com você ainda deixará os processos de adaptação no novo cargo mais leve, refletindo em outros aspectos da sua vida, como a pessoal. Assim, você terá o equilíbrio necessário para alcançar os resultados desejados e também ficará mais seguro nas suas atitudes, o que reflete positivamente nas suas relações interpessoais na empresa.

Como vimos ao longo deste artigo, o medo de falar no novo emprego pode ser superado. Para isso, você deve adotar uma postura proativa, afastar o perfeccionismo e entender a lógica do negócio. Além disso, seguindo todas as dicas, todo esse processo fica mais fácil!

Se você gostou deste artigo sobre como superar o medo de falhar no novo emprego, confira também 9 competências que todo profissional deve ter!

Célia Nascimento é Especialista de Treinamento na Robert Half 

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.