Como ser chefe, Indra Nooyi, CEO da PepsiCo, traz dicas

Por Robert Half 17 de October 2016

Por Adriana Fonseca

A indiana Indra Nooyi, naturalizada americana, é CEO da PepsiCo desde 2006 e uma das responsáveis pela empresa ter ampliado seu portfólio e ido além dos refrigerantes e salgadinhos. Em 2016, ela ficou na 14ª posição da lista das mulheres mais poderosas do mundo da revista “Forbes”.

Ela atribui seu conhecimento sobre como ser chefe à experiência que teve no começo de seu desenvolvimento de carreira, como consultora estratégica no Boston Consulting Group (BCG). “Eu não acredito que teria conseguido chegar até aqui sem um ‘background’ de consultoria estratégica, porque isso me ensinou o pensamento indutivo, me ensinou como pensar um problema em micro partes, mas também me ensinou a colocar o problema no contexto de seu ambiente mais amplo e então voltar ao detalhe e resolvê-lo”, disse ela em entrevista à “Fast Company”.

Indra Nooyi entrou na PepsiCo em 1994 como estrategista-chefe. Em 2001, passou a diretora financeira (CFO). Abaixo, algumas frases da executiva que são verdadeiras lições na arte de como ser chefe.

Dicas para o desenvolvimento de carreira

1. Melhorar a empresa

"Se você quer melhorar a empresa você tem que melhorar a si mesmo e então a organização será puxada para cima com você."

2. Desenvolvimento de liderança

"Apenas porque você é um CEO, não ache que você já aterrissou. Quando se trata em como ser chefe, você precisa desenvolver continuamente a forma como pensa e a forma como você aborda a organização. Eu nunca esqueci isso."

Leia também: Desenvolvimento de liderança, confira dicas

3. Pensamento estratégico

"Eu presto atenção em tudo. A qualidade da impressão – se ela está ruim e com pouca cor -, se uma loja é latina e não temos ofertas latinas o suficiente lá, por que isso não está sendo anunciado para que uma mãe consumidora possa comprar facilmente? Eu pego os detalhes que levam a empresa à loucura. Mas olhar os detalhes é mais importante que qualquer outra coisa."

4. Aprende a encarar desafios

Abrace atribuições difíceis. Ninguém nota quando você faz bem uma tarefa fácil. É muito melhor desafiar a si mesmo levantando sua mão para as atribuições mais difíceis e trabalhar para resolver problemas que ninguém mais é capaz de resolver.

5. Absorva as características ideais de um líder

"É difícil definir liderança e boa liderança é ainda mais difícil. Mas se conseguir que as pessoas sigam você até as extremidades da Terra você é um grande líder."

Outro ponto importante: Pesquise frequentemente o perfil de profissional requisitado pelo mercado nos processos de recrutamento e seleção.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 14 anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Hoje, escreve e edita em seu home office.

More From the Blog...

O ano começou, e agora?

Para você o ano só começa depois do Carnaval? Então é hora de pensar no que vai fazer para dar um UP na carreira este ano. O sucesso na carreira requer...

Saiba mais