Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A maneira com a qual um colaborador pede demissão pode impactar definitivamente suas oportunidades futuras de carreira. Então, vamos começar com algumas coisas que não devem ser feitas, ou ditas, ao sair do seu emprego atual. Mas como pedir demissão?

Não tome decisões precipitadas, não conte ao seu gestor por último, não deixe os outros na mão, não feche portas e não fale mais do que deve.

As emoções pelas quais você passa no momento da demissão podem variar, desde alívio até medo, ou arrependimento. Existem procedimentos padrão que devem ser seguidos. Confira algumas dicas que separamos para esse delicado e importante momento na sua carreira.​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​Aproveite e procure uma nova posição com a Robert Half

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

Fale diretamente com seu gestor

Quando for o momento de deixar o seu emprego, não deixe ninguém ficar entre você e o seu gestor direto. Você precisa ter controle sobre isso e saber como pedir demissão. Deixar a informação vazar de outras maneiras, por meio de fofocas ou conversas de departamento, não é profissional e, francamente, um insulto.

Se uma reunião presencial não for uma opção, convide o seu gestor para uma reunião virtual ou faça uma ligação por telefone. E-mail é uma opção que deve ser evitada, mas pode ser usada se for a única que restar.

Leia também: Como demitir um funcionário sem constrangimentos?

Saiba o que dizer quando for pedir demissão

Tenha o discurso alinhado e a sua mensagem preparada antes de falar com seu gestor. Mesmo se você estiver saindo “numa boa”, a conversa poderá ser estranha e difícil. Evite tropeçar nas suas palavras.

Ao mesmo tempo, você deve ser firme na sua decisão e estar preparado para quaisquer perguntas potenciais ou objeções que o seu gestor possa trazer para a conversa. Você está preparado para dizer não a uma contraproposta? E se o seu gestor pedir para você reconsiderar e sugerir conversar novamente daqui a alguns dias? E se a conversa ficar emotiva? (isso pode acontecer, especialmente se você for um membro fundamental do time, ou se você possui uma relação próxima com seu gestor).

Mantenha a reunião profissional e, acima e tudo, não ceda à vontade de expressar quaisquer frustrações que você tenha em relação ao seu emprego atual. Pode ser divertido fantasiar com uma saída dramática, mas não é recomendado usar a criatividade ao sair de um emprego.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Feedback

Mesmo que seu gestor ou a empresa não tenham uma cultura de feedbacks, você deve procurar mantê-los sempre a par de seus objetivos e pretensões.  Um gerente transparente pode te ajudar nos seus planos de carreira na companhia.

Em outros casos, ele pode reconhecer que a empresa não atende suas necessidades de carreira e compreenderá o motivo da saída.

Confira também: Pedi demissão e me arrependi. O que fazer?

Trace um plano

Ao pedir demissão, é fundamental listar as atividades e projetos que você realizará até a sua saída. Da mesma forma, ofereça ajuda na seleção de seu sucessor e indique as qualidades que este profissional precisa ter para ocupar o seu lugar.

Comunicação

Deixe o seu gestor a par das tarefas que você está realizando até a sua saída, se possível a cada dois dias ou até mesmo diariamente.  Desta forma, você não vai pegá-lo de surpresa se não cumprir o cronograma combinado. Caso ele esteja acompanhando o processo, vai entender que não é falta de comprometimento e, sim, por motivos alheios à sua vontade.

Seja Acessível

Informe seus contatos e deixe claro que você está disponível para tirar dúvidas ou orientar algum processo depois que já tiver deixado a empresa. Mas se for necessário, imponha limites. Pode acontecer do futuro ex-gestor pedir mais alguns dias além do combinado. Seja claro, objetivo e negue a possibilidade com cuidado, já que cumpriu o prometido e a nova empresa está com expectativa de recebê-lo na data acordada.

Reputação

Mantenha o foco até o último dia. Não adianta realizar um bom trabalho ao longo dos anos e decepcionar seus coordenadores na reta final. Lembre-se que você depende deles para referências em trabalhos ou projetos futuros. Você era comprometido quando chegou na empresa e precisa ser profissional até o final. Aquele gestor pode inclusive querer recontratar o profissional se surgir uma oportunidade.

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

ASSINAR NEWSLETTER
 
 

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.