Como lidar com os colegas de trabalho nas redes sociais

Por Robert Half 9 de fevereiro 2018

Por Juliana Porto

Interagir com colegas de trabalho em redes sociais de uso pessoal como Facebook, Instagram ou Snapchat pode ajudar a construir relações mais fortes. Mas isso deve ser feito com cuidado - você pode querer não dividir tudo com eles da mesma forma que faria com contatos pessoais. Mais importante ainda é respeitar quem pensa assim. Veja como cultivar uma imagem bacana perante estes amigos.

Devo adicionar todo mundo do trabalho nas redes sociais?

É melhor ser seletivo. Se um colega tem conexões limitadas ou poucas pessoas do trabalho na rede dele, enviar um convite de amizade pode extrapolar limites. Em caso de dúvida, deixe este colega fazer o primeiro movimento online.

É de bom tom rejeitar uma solicitação de amizade de um colega de trabalho?

É perfeitamente natural desejar manter sua conta limitada ao uso pessoal. Se você se sentir à vontade, pode sugerir uma conexão via LinkedIn - rede própria para contatos profissionais. Mas nem todo mundo vai receber bem esta preferência e pode se sentir ofendido. Em alguns casos, pode ser melhor aceitar o convite. Uma alternativa é ajustar as configurações de publicidade e controlar as informações que estas pessoas acessam. 

Sou discreto e acho melhor interagir com as pessoas nas redes sociais apenas quando preciso de algo.

Quem toma este tipo de atitude na vida offline não é bem visto, então por que fazer o mesmo nas redes sociais? Ajude os contatos online, mostre interesse nos projetos e interesses pessoais. Você pode descobrir coisas em comum e até tirar proveito - no sentido positivo da coisa - delas.

Como saber se as fotos ou posts que publiquei são adequados?

Na dúvida, não poste. Use seu melhor julgamento quando for publicar algo. Nem todo mundo precisa saber o que você fez noite passada, se estava de biquini ou sunga na praia ou tomou todas com os amigos. Certos tópicos são antiprofissionais - e mesmo estando em uma rede de uso pessoal, ela diz muito sobre quem você é. Remova imagens questionáveis do seu perfil.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

More From the Blog...