No fundo, todos nós queremos ser amados, pelo parceiro ou parceira, família, amigos, colegas de trabalho... Ninguém quer, voluntariamente, experimentar conflitos na sua vida pessoal ou profissional, ou se deparar com pessoas que sejam indiferentes. Mas enquanto o amor da família é muitas vezes incondicional, como um “direito de nascimento”, o mesmo não pode ser dito sobre as relações no local de trabalho. Se você não se esforçar, tratar bem as pessoas e fazer uma contribuição positiva para a organização, rapidamente vai encontrar-se fora do circulo afetivo dos colegas.

Para o bem da sua carreira, você deve construir um relacionamento feliz e saudável com seus superiores, incluindo o seu gerente imediato e outros profissionais de alto nível. Você certamente não vai chegar muito longe, empurrando-os para longe. A qualquer momento, pode precisar de sua ajuda, de aprovação ou de apoio, e eles são muito mais propensos a ajudá-lo se você ganhou o seu 'amor' e respeito. Por isso, elaboramos um guia para fazer seu chefe te amar!

1. Faça o básico 

Em primeiro lugar, você tem que obter o direito básico: executar tarefas seguindo a orientação que lhe foi dada - pelo menos até que você domine e entenda o estilo de liderança do seu gestor. Só então você deve começar a pensar em maneiras de mudar os processos para torná-los mais eficazes.

2. Entregue resultados 

Foque em ser um trabalhador produtivo que exceda os seus objetivos e chega a resultados de forma consistente. Suas realizações individuais e coletivas refletirão sobre seu chefe.

3. Conheça o seu lugar 

Quando falar com o seu chefe, sempre respeite sua função. Você pode não concordar com todas as decisões que ele faz, mas você não pode comprometer publicamente a sua autoridade. Se você tiver uma reclamação, faça-a em particular, em vez de na frente de seus colegas. Se formar um motim, você poderá ficar sozinho e prejudicar o progresso da sua carreira.

4. Mantenha as suas promessas 

Se você diz que vai fazer alguma coisa, então faça. Evite se comprometer com aquilo que não poderá entregar depois. Você nunca deve dizer que você pode fazer alguma coisa se sabe que não vai ser capaz de fazer - é muito melhor ser honesto desde o início.

5. Envolva-se com o treinamento 

Ser um aprendiz disposto irá torná-lo popular com seu chefe. Ensinar novas habilidades também é papel do gestor. Encontrar profissionais dispostos a aprender, torna o trabalho deles mais fácil.

6. Pense de forma independente 

Execute tarefas simples de forma autônoma, sem a necessidade de direção constante de seu superior. A maioria dos líderes da equipe não tem o tempo ou energia para micro-gerenciar seus funcionários, por isso, se você sabe exatamente o que você deve fazer, basta ir em frente.

7. Seja uma personalidade 

Se você é extrovertido e tem habilidades sociais, use isso a seu favor no escritório. As empresas gostam de pessoas que fazem os outros se sentirem bem-vindos e os envolvidos, principalmente, os novos funcionários que acabaram de entrar na organização e não conhecem ninguém.

8. Compartilhe conhecimento 

Se você tem conhecimentos, habilidades ou experiência em uma área particular, compartilhe isso com os colegas. Dessa forma, você poderá agregar um valor significativo para a sua equipa.

9. Auxilie os novos funcionários 

Ser um membro novo em uma equipe é muito complicado. Seu chefe vai gostar se você estiver disponível para ajudar, oferecer orientação, bem como transmitir segurança quando necessário, para o novo funcionário.

10. Seja fiel 

Os empregadores sabem que não podem construir equipes de alto desempenho se seus funcionários estão deixando a empresa o tempo todo. Por isso, há uma tendência a valorizar aqueles que são fiéis à companhia - estes são os empregados que poderão construir o futuro da companhia.

11. Seja flexível 

Quanto mais flexível você puder ser como um profissional, melhor. Isto aplica-se a tudo: horas no escritório, viagens, localização de trabalho, e, também, em termos dos direitos e responsabilidades que se espera de você na empresa.

12. Vá além 

Os empregadores querem pessoas que estejam preparadas para ir além da descrição da sua função. Você está disposto a aceitar novos desafios e fazer o que for necessário para entregar o melhor resultado? Vai chegar no trabalho cedo, ficar até mais tarde e trabalhar nos fins de semana em momentos de pico, se for necessário? E você está preparado para dar cobertura quando seus colegas saírem de férias, estiverem fora ou ficarem doentes?

13. Invista no seu próprio desenvolvimento 

Profissionais que trabalham duro e investem em seu próprio desenvolvimento são muito populares com os empregadores. Indivíduos ambiciosos, que estão ansiosos para entrar e explorar ao máximo suas habilidades, muitas vezes, são os mais produtivos e de alto desempenho. Lembre-se, os líderes têm a responsabilidade de treinar a equipe e garantir que seus membros estejam se desenvolvendo. Os indivíduos que simplesmente ficam estagnados, sem olhar para o futuro, tornam a vida de seus gestores mais difícil.

14. Discuta sobre suas preocupações de carreira 

Se você está pensando em buscar um novo emprego, seu gerente vai querer falar com você sobre isso. Obviamente, eles não querem perder um funcionário valorizado e trabalharão para garantir que você tenha uma boa trajetória dentro da empresa.

* Traduzido e adaptado do original Making you boss “love” you.