Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por Lucas Nogueira*

Receber elogios no trabalho é muito bacana, né? Mas elogiar nem sempre é algo fácil. A chance de parecer um puxa-saco que apenas deseja ganhar a atenção do líder é grande, por isso, é preciso saber como elogiar.

Entretanto, com o jeitinho certo, dá sim para falar bem do trabalho dos outros, trazendo grandes benefícios para a empresa e para os profissionais envolvidos. Saiba agora como elogiar e desenvolver a cultura do elogio no seu ambiente de trabalho!

Envie sua vaga

Entenda os benefícios do elogio

Fazer elogios da maneira correta e no momento certo dificilmente será recebido como uma ação falsa onde o único objetivo é “puxar o saco”. Na verdade, a cultura do elogio pode ser adotada como reconhecimento das atitudes corretas de cada colaborador e pode trazer diversos benefícios para a empresa e para o profissional. Veja, abaixo, como elogiar é benéfico.​

Clima organizacional

A maior parte do tempo das pessoas é gasto dentro de uma empresa. Se esse ambiente não promover momentos agradáveis de convivência, o profissional tende a ficar insatisfeito e desmotivado para exercer suas demandas ou até gerar altos níveis de absenteísmo na empresa. Afinal, ninguém gosta de permanecer em um ambiente desagradável.

Por isso, uma liderança positiva ou uma colaboração positiva, que visa enfatizar os bons aspectos e as boas qualidades de todos, pode tornar o ambiente mais agradável e cheio de gratidão entre os funcionários. 

Leia também: Você valoriza seus colaboradores?

Motivação e produtividade

Ao serem reconhecidos e elogiados, os colaboradores se tornam motivados. Isso também impacta em um significativo aumento da produtividade e na qualidade do trabalho, afinal um colaborador que se sente bem, trabalhará com mais engajamento e sentirá que a sua função na empresa tem um propósito maior.

Como consequência, também melhora resultados, assim como diminui custos, já que profissionais mais engajados com o trabalho cometem menos erros e são menos ausentes.

Reconhecimento do valor do colaborador

Reter talentos é o que muitas empresas buscam, mas alguma parte não consegue, pois ainda não reconheceram que hoje em dia os colaboradores não buscam apenas um salário melhor, querem ser reconhecidos, valorizados e terem qualidade de vida.

Com elogios, o colaborador se sente como parte importante da empresa se tornando mais engajado. Obter o reconhecimento de suas ações dentro do ambiente de trabalho também contribui para reduzir os índices de turnover e absenteísmo.

Alinhamento com a organização

No dia a dia de todo colaborador é comum que surjam dúvidas ou inseguranças. Muitos se questionam se estão exercendo corretamente suas atividades, se estão sendo eficientes e atingindo seus objetivos profissionais na carreira em que escolheram.

Receber elogios pelo seu desempenho pode colaborar para que esse profissional se mantenha no caminho certo, tanto em relação às suas atividades dentro da empresa, como na sua carreira como um todo, pois terá a certeza de que está fazendo corretamente as suas funções. Assim, a companhia terá um colaborador que saberá quais passos seguir a partir dos seus acertos, tornando-se cada vez mais eficiente para cumprir suas metas em alinhamento com a organização.

Confira também: Cultura do reconhecimento

Entenda como elogiar os diferentes cargos

Muitas organizações têm atualizado as suas estratégias para obter resultados positivos, e a maioria delas busca utilizar a ferramenta do feedback positivo. Essa ferramenta também pode, e deve, ser utilizada como forma de elogiar os companheiros de trabalho sem que pareça que está querendo tirar alguma vantagem com isso. 

É claro que a forma como o diálogo ocorrerá dependerá do nível de intimidade que existe entre ambas as partes, se a pessoa for mais próxima, elogiar de uma forma descontraída será mais simples como “amiga arrasou, o que você fez foi sensacional por x motivos!"

No entanto, caso seja seu gestor, é importante manter a seriedade em respeito à hierarquia que existe nessa relação profissional, por exemplo “gostaria de parabenizar e agradecer por x fato, isso me possibilitou aprender x coisa”. 

O mais importante é que o feedback positivo seja o mais franco e sincero possível, criando um clima favorável para o bom desempenho de todos.

Em qual posição você se encontra na escala hierárquica da empresa? Saiba como elogiar independentemente de qual seja.

Está a procura de uma oportunidade?

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!

Como elogiar seu chefe

Em primeiro lugar, é importante saber que não há nada de errado em elogiar o trabalho do chefe. Só há problema se o elogio não for sincero. Para que dizer que a apresentação para o cliente foi ótima se, na verdade, a sua opinião é outra? Agora, quando o seu chefe ensina alguma coisa a você — diretamente ou pelo exemplo —, aí sim é algo que vale um elogio sincero.

Portanto, o segredo para elogiar seu chefe, é compartilhar com seu gestor que está aprendendo com ele. Isso certamente vai agradá-lo, e ainda vai demonstrar que você está adquirindo novas habilidades.

Como elogiar seu colega de trabalho

Nesse momento é preciso ter cuidado para não elogiar julgando, em tom de autoridade e não soltar um monte de comentários vazios. Uma boa dica é elogiar mostrando que você tem o colega como exemplo. Dizer, por exemplo, que você sempre toma notas nas apresentações dele porque ele sabe prender a atenção das pessoas é uma ótima alternativa.​

Como elogiar o funcionário

Funcionários precisam de feedbacks construtivos e significativos para que possam se desenvolver. Então, encontre os momentos apropriados e diga diretamente ao colaborador quando ele superou as expectativas da liderança

Você pode fazer isso de maneira particular, ou seja, não precisa ser durante as reuniões de equipe, caso contrário poderá causar uma antipatia natural em um espaço que tende a ser competitivo. O elogio tem força de engajamento, experimente fazê-lo e veja os resultados.

Como elogiar alguém da rede de contatos

Ao elogiar alguém da sua rede de contatos, principalmente se for alguém influente na sua área, cuidado redobrado para não parecer apenas um puxa-saco. Então, se quiser elogiar, também ofereça algo do seu conhecimento em troca. Isso será um diferencial. 

Ao comentar algo que a pessoa escreveu na rede social, por exemplo, diga que gostou do texto ou da opinião e já inclua um algo mais. Pode ser um livro que você leu recentemente relacionado ao assunto, uma informação a mais sobre o tema, assim você estabelecerá um diálogo e demonstrará credibilidade no assunto.

Conheça 7 dicas de como fazer elogios

No geral, também é importante destacarmos algumas dicas para deixar o seu elogio mais sincero e natural. Veja quais são!

1. Mantenha a seriedade na hierarquia

Manter o nível de formalidade diante dos cargos é algo muito importante, por isso, não acrescente uma intimidade que você não tem com seu chefe ou mesmo com o seu colega de trabalho, isso pode causar uma impressão desnecessária.

2. Fale com franqueza e sinceridade

O elogio tem que ser sincero, ele tem que partir de algum feito do seu colega de trabalho, do seu funcionário ou do seu líder. Não crie oportunidades para que ele aconteça. Aquele que merece o elogio é que fará acontecer.

3. Compartilhe o que está aprendendo

Como bons profissionais sempre temos algo a acrescentar sobre o trabalho do próximo, então, se houver espaço, compartilhe o que está aprendendo com o outro profissional. Essa atitude poderá render um bom diálogo e quem sabe um espaço para networking.

4. Evite julgamentos ou tom arrogante

Muitas pessoas gostam de fazer elogios, mas logo após, acompanhado das boas palavras, vem uma cutucada negativa. Esse tipo de comentário não é importante, pelo contrário, não acrescenta nada sobre o feito do seu colega e também não aumenta a credibilidade de quem expôs o julgamento.

5. Vá além e ofereça algo do seu conhecimento

A troca de conhecimentos é sempre permeada de aprendizado e motivação. Caso você seja o líder, isso é valioso para, além de transmitir o elogio e a satisfação, também alinhar o seu colaborador às atividades em equipe e aos objetivos pretendidos. Então aproveite a oportunidade para passar algumas orientações e compartilhar experiências.

6. Não perca o timing

Quando a oportunidade surgir, não deixe de elogiar. Se você ficar esperando a oportunidade perfeita, pode ser que, na verdade, perca o momento ideal e acabe parecendo que está buscando motivos para puxar o saco, principalmente se for da liderança. 

7. Incentive o crescimento das pessoas

Se você é o líder, o elogio pode ser uma ótima forma de incentivar o crescimento dos colaboradores. No entanto, se você é o colaborador, além de ser alguém que traz uma energia positiva para o ambiente de trabalho, também demonstrará para os gestores a sua capacidade de agregar valores otimistas e assertivos para os outros colegas.

Com essas dicas, é possível fazer bons elogios e também demonstrar-se como alguém que valoriza o trabalho em equipe e percebe que cada colaborador tem uma função importante no local de trabalho. Esse é um tipo de habilidade profissional que muitas empresas procuram no mercado.

Saber como elogiar sem parecer um puxa saco não é algo muito complexo, pelo contrário, é uma estratégia necessária para todos, que impulsiona resultados de empresas e contribui com o networking.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

*Lucas Nogueira é Diretor Regional da Robert Half

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.