Como elogiar sem parecer um puxa-saco

Por Robert Half on 15 de março de 2021
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Receber elogios no trabalho é muito bacana, né? Mas elogiar nem sempre é algo fácil. A chance de parecer um puxa-saco que só quer se valorizar com o chefe é grande. E preciso saber como elogiar.

Mas, com o jeitinho certo, dá sim para falar bem do trabalho dos outros, trazendo grandes benefícios para a empresa e para os profissional envolvidos. Saiba agora como elogiar e desenvolver a cultura do elogio no seu ambiente de trabalho!

Índice de conteúdo:

  • Benefícios do elogio;
  • Elogiar é manter o caminho certo na carreira e alinhado com a organização;
  • Dicas de como fazer elogios.

Benefícios do elogio

Fazer elogios da maneira correta e no momento certo dificilmente será recebido como uma ação falsa onde o único objetivo é “puxar o saco”.

Na verdade, a cultura do elogio pode ser adotada como reconhecimento das atitudes corretas de cada colaborado, e pode trazer diversos benefícios para a empresa e para o profissional. Veja, abaixo, como elogiar é benéfico.​

Projetos Especializados​ ​

Quer saber mais sobre essa modalidade de contratação? Acesse o e-book e tire suas dúvidas.​ ​

Clima organizacional

A maior parte do tempo das pessoas é gasto dentro de uma empresa. Se esse ambiente não promover momentos agradáveis de convivência, o profissional tende a ficar insatisfeito e desmotivado para exercer suas demandas ou até gerar altos níveis de absenteísmo na empresa. Afinal, ninguém gosta de permanecer em um ambiente desagradável.

Leia também: Absenteísmo no trabalho

Motivação e Produtividade

Ao serem reconhecidos e elogiados, os colaboradores se tornam motivados. Isso também impacta em um significativo aumento da produtividade e na qualidade do trabalho.

Como consequência, também melhora resultados da empresa, assim como diminui custos, já que profissionais mais engajados com o trabalho cometem menos erros e são menos ausentes.

Reconhecimento do valor do colaborador

Com elogios, o colaborador se sente como parte importante da empresa se tornando mais engajado. Obter o reconhecimento de suas ações dentro do ambiente de trabalho também contribui para reduzir os índices de turnover e absenteísmo.

Elogiar é manter o caminho certo na carreira e alinhado com a organização

No dia a dia de todo colaborador é comum que surjam dúvidas ou a insegurança se está exercendo corretamente as suas atividades, ou até mesmo se está sendo visto como um profissional eficiente na área em que escolheu seguir carreira.

Receber elogios pelo seu desempenho pode colaborar para que esse profissional se mantenha no caminho certo, tanto em relação às suas atividades dentro da empresa, como na sua carreira como um todo, pois terá a certeza de que está fazendo corretamente as suas funções.

Dicas de como fazer elogios

Muitas organizações têm atualizado as suas estratégias para obter resultados positivos, e a maioria delas buscam utilizar a ferramenta do feedback positivo. Essa ferramenta também pode, e deve, ser utilizada como forma de elogiar os companheiros de trabalho sem que pareça que está querendo tirar alguma vantagem com isso. 

É claro que a forma como irá falar vai depender do nível de intimidade que existe entre ambas as partes, se a pessoa for mais próxima, elogiar de uma forma descontraída será mais simples como “amiga arrasou, o que você fez foi sensacional por x motivos!"

Mas caso seja seu gestor, é importante manter a seriedade em respeito à hierarquia que existe nessa relação profissional, por exemplo “gostaria de parabenizar e agradecer por x fato, isso me possibilitou aprender x coisa”. 

O mais importante é que o feedback positivo seja o mais franco e sincero possível, criando um clima favorável para o bom desempenho de todos.

Em qual posição você se encontra na escala hierárquica da empresa? Saiba como elogiar independentemente de qual seja ela.

Você pode gostar de: Um feedback eficaz é um feedback positivo e frequente

1. Como elogiar o chefe

Em primeiro lugar, é importante saber que não há nada de errado em elogiar o trabalho do chefe.

Só há problema se o elogio não for sincero. Para que dizer que a apresentação para o cliente foi ótima se, na verdade, a sua opinião é outra? Agora, quando o seu chefe ensina alguma coisa a você — diretamente ou pelo exemplo —, aí sim é algo que vale um elogio sincero.

Portanto, o segredo para como elogiar seu chefe, é compartilhar com seu gestor que está aprendendo com ele. Isso certamente vai agradá-lo, e ainda vai demonstrar que você está adquirindo novas habilidades.

2. Como elogiar um colega de trabalho

Os cuidados aqui são para não elogiar julgando, em tom de autoridade, e para não soltar um monte de comentários vazios.

Uma boa dica é elogiar mostrando que você tem o colega como exemplo. Dizer, por exemplo, que você sempre toma notas nas apresentações dele porque ele sabe prender a atenção das pessoas é uma ótima alternativa.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

3. Como elogiar um funcionário

Funcionários precisam de feedbacks construtivos e significativos para que possam se desenvolver. Então, encontre os momentos apropriados e diga diretamente ao colaborador quando ele superou as expectativas da liderança.

4. Como elogiar alguém da rede de contatos

Ao elogiar alguém da sua rede de contatos, principalmente se for alguém “bam-bam-bam” na sua área, cuidado redobrado para não parecer apenas um puxa-saco.

Então, se quiser elogiar, também ofereça algo do seu conhecimento em troca. Isso será um diferencial. Ao comentar algo que a pessoa escreveu na rede social, por exemplo, diga que gostou do texto ou da opinião e já inclua um algo mais.

Pode ser um livro que você leu recentemente relacionado ao assunto, uma informação a mais sobre o tema, e por aí vai.

Como elogiar não é um bicho de sete cabeças. É uma estratégia necessária para todos, que impulsiona resultado de empresas e contribui com o networking.

Divida sua experiência em elogiar conosco. Deixe um comentário.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups. Já publicou nos jornais Valor Econômico e Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Boa sorte nos elogios!

More From the Blog...