Cada dia é um a menos para voltarmos à normalidade

Por Robert Half on 13 de abril de 2020

Por Fernando Mantovani

E seguimos com mais uma semana cheia de desafios nesse novo jeito de trabalhar. Tenho visto alguns profissionais excessivamente preocupados com a própria adaptação e produtividade no home office. Mas, é importante entender que tudo isso é um processo. Não dá para fazer corpo mole, mas a gente não consegue se adaptar da noite para o dia a uma nova realidade como a que estamos vivendo.

Foque nas boas práticas do home office e seja responsável com relação a tudo o que envolve o seu trabalho, mas tenha tolerância com o seu período de adaptação. Elimine qualquer tipo de pressão desnecessária sobre si mesmo. Se estiver com qualquer tipo de dificuldade, busque apoio do seu líder, antes que ele perceba a situação apenas pelo relatório de resultados ou depois da reclamação de algum par ou cliente.

Eu, por exemplo, não consigo ficar conectado 100% do tempo. Tenho uma filha pequena, a rotina da casa continua, às vezes minha esposa me solicita para algo ou preciso preparar o que vou comer. E está tudo bem, faz parte e não precisamos entrar em paranoia, até mesmo porque ninguém sabe quando a pandemia nos dará trégua. Então, que tal vivermos um dia de cada vez?

Tente focar nas oportunidades por trás desse momento. Quais processos da sua companhia foram modernizados ou desburocratizados em virtude do distanciamento social? Quais foram as suas evoluções como pessoa e profissional nesse período? Quais foram seus ganhos em qualidade de vida? Quais paradigmas sua empresa quebrou? Em muitas organizações, o home office não era nem uma possibilidade e hoje é realidade. Na Robert Half lançamos uma série de eventos online de sucesso e toda a operação brasileira está trabalhando remotamente.

Independentemente da nossa crença ou fé, precisamos fazer a nossa parte e continuar sendo prudente, acreditando que essa fase vai passar. Olhando a metade cheia do copo, cada dia é um a menos para chegarmos ao fim dessa instabilidade. Aproveite para, ao final de cada dia, se desconectar do trabalho e focar a atenção em cuidar de você e das pessoas que estão ao seu redor.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

A Robert Half está conduzindo seus processos de recrutamento normalmente e 100% da empresa está em regime de home office

More From the Blog...