Avaliação de desempenho como melhoria para o crescimento individual e organizacional

  1. Medo do desconhecido
  2. Comunicação
  3. Objetividade
  4. Clareza

Tempo estimado de leitura: 3 minutos


A melhor forma de um gestor demonstrar que está de olho no trabalho de um colaborador, avaliando seus resultados e metodologia, é acompanhando de perto as atividades realizadas. A ideia não é ficar em cima do funcionário, mas sim identificar pontos que necessitam melhoria, valorizar boas práticas e conhecimentos e analisar a postura profissional de cada membro da equipe, com o objetivo de incentivar o crescimento individual e organizacional.

Mas como fazer isso de maneira eficaz e produtiva? Um método muito utilizado é a Avaliação de Desempenho do colaborador. Trata-se de uma ferramenta de gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa.

Neste processo, o gestor avalia fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar necessidades de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo para outras funções em que poderia render melhor. Além disso, é possível identificar novos talentos dentro da própria organização, por meio da análise do comportamento e das qualidades de cada indivíduo.

Medo do desconhecido

Embora a avaliação de desempenho seja uma ferramenta essencial para aprimorar a eficiência da empresa, é comum que os funcionários sintam desconforto, muitas vezes devido à insegurança e à ansiedade associadas ao processo.

Para transformar essa experiência em um hábito saudável e construtivo para ambas as partes, os gestores desempenham um papel fundamental. Eles devem criar um ambiente de confiança e apoio, no qual os funcionários se sintam seguros para compartilhar seus pontos fortes e áreas de melhoria.

Além disso, os gestores devem fornecer orientações claras e construtivas durante o processo de avaliação, destacando não apenas o desempenho passado, mas também oportunidades futuras de crescimento e desenvolvimento profissional.

Leia também: Felicidade impacta desempenho

Comunicação

Para um processo de avaliação eficaz, é essencial que os colaboradores estejam bem informados e participem ativamente. Eles devem conhecer as etapas, os envolvidos, e como o feedback será dado. Isso promove transparência, contribui para uma avaliação mais completa e cria oportunidades claras de desenvolvimento.

Objetividade

Além de fornecer feedback claro sobre o desempenho atual, é crucial que os colaboradores entendam claramente o que se espera deles para melhorar seu desempenho e alcançar metas. Isso significa comunicar de forma transparente e sem ambiguidades quais são suas responsabilidades e como elas se relacionam com os objetivos da empresa. 

Ao garantir que os colaboradores compreendam plenamente o impacto de suas atividades no dia-a-dia da empresa, eles estarão mais bem equipados para direcionar seus esforços de maneira eficaz e contribuir para o sucesso geral da organização.

Clareza

A avaliação de desempenho não visa somente aumento de salário, mas sim o aprimoramento profissional e o alcance de metas organizacionais. Deixe isso sempre claro para seus colaboradores. Manter este tipo de avaliação pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas de uma organização, seja ela pequena, média ou de grande porte.

Você pode gostar de: Como negociar salários no processo seletivo e quando já estiver empregado?

Quando feita de maneira correta e programada, e com certa frequência, a avaliação permite ao gestor se aproximar de sua equipe, melhorar o clima de trabalho, investir em treinamento, melhorar a produtividade, desenvolver os métodos de remuneração, ampliar a eficiência etc.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.