
Juliana Porto
A autoconfiança é uma competência importante para obter sucesso de trabalho, a realização profissional e a satisfação pessoal. Sem ela, não se chega muito longe. E, infelizmente, muitos líderes perfeitamente capazes são muito inseguros. Melhorar esta lacuna não requer uma revisão completa da sua personalidade. Com medidas pequenas, é possível tornar-se mais seguro. Veja por onde começar:
Saia da zona de conforto
Pode não ser fácil, mas pode te ajudar a desenvolver novas habilidades. Se você tem muita vergonha de falar em público, por exemplo, pode começar tentando com apresentações para uma plateia reduzida e, aos poucos, encarar o seu medo de frente.
Seja reconhecido pela sua competência
Uma vez que seus colegas reconheçam que você é um solucionador de problemas, eles irão incutir confiança dentro de você. Ter outras pessoas que reconheçam suas habilidades irá ajudá-lo a perceber seu potencial.
Veja-se na função que deseja alcançar
Ao se imaginar no trabalho que almeja, você também pode criar essa visão para aqueles que estão à sua volta. Entrar no personagem é uma boa vantagem. Quer assumir um papel executivo? Comece a se vestir, falar e agir como um.
Inspire confiança
Você é mais competente do que você imagina ser. Então, atue como se soubesse mais - e busque cada vez mais conhecimento. Adotar essa mentalidade irá ajudá-lo a assumir mais riscos e superar qualquer medo do fracasso.
Seja a mudança que deseja ver
Depois de tomar medidas para criar sua própria confiança, não se esqueça de dar uma mão a alguém. Assim, você pode se associar com outros para criar uma mudança positiva.
* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.