8 maneiras fáceis e baratas para manter sua equipe feliz e reter talentos

Por Robert Half 23 de June 2017

Quanto você acha que custaria para substituir um trabalhador que deixasse a empresa hoje? Além dos custos financeiros, encontrar o profissional ideal demanda tempo, dedicação e, até que ele chegue, impacta diretamente na produtividade do restante da equipe, que fica sobrecarregada e até desmotivada. Manter seus funcionários felizes começa com a implementação de uma estratégia efetiva de retenção de talentos.

Pesquisa da Robert Half mostra que níveis mais altos de envolvimento dos funcionários levam a uma maior produtividade. E os trabalhadores que se sentem valorizados são motivados a fazer contribuições reais e tangíveis para a empresa. Sim, oferecer uma compensação competitiva é uma forma de manter seus funcionários felizes. Mas não é a única estratégia. Aqui estão oito maneiras de baixo custo para reter talentos e aumentar a motivação da equipe.

1. Manter uma política de portas abertas

Locais de trabalho felizes são ambientes onde os funcionários se sentem confortáveis ​​manifestando suas ideias e preocupações. Defina o tom certo, informando seus funcionários de que você recebe seus pensamentos para melhorar as operações comerciais e a cultura do local de trabalho. Além disso, forneça e peça feedback periódico. Não se limite a um formato: você poderia oferecer um quadro de ideias, uma caixa de sugestões ou uma Q&A mensal com a liderança da empresa.

2. Reconheça seus colaboradores

Seus funcionários se sentirão desencorajados se acharem que não têm mais espaço para crescer. Se você quer que os empregados invistam no negócio, então invista neles também. Muitos gerentes não percebem que o talento que eles procuram pode estar embaixo de seu nariz. Os líderes sábios consideram primeiros os atuais quando uma posição é criada ou desocupada.

3. Incentive a paixão pela sua marca

Paixão e conhecimento. Incentive seus funcionários a aprender o máximo possível sobre os valores da marca e da empresa para que possam compartilhar seu entusiasmo com os clientes. Ofereça serviços complementares ou amostras aos funcionários para que eles entendam o valor do seu produto e possam tomar decisões e dar recomendações  da melhor forma possível.

4. Enfatize a saúde e o bem-estar

A ligação entre programas de bem-estar e taxas de retenção de funcionários mais altas está bem estabelecida. Os gestores já perceberam que promover o bem-estar físico e mental de seus funcionários é benéfico para os resultados da companhia. Algumas empresas oferecem espaços de trabalho divertidos, com mesas de jogos, massagens e espaços para relaxamento. Opções de trabalho saudáveis ajudam a evitar o desgaste dos funcionários. Funcionários saudáveis são mais felizes e mais produtivos.

5. Reconhecer o trabalho excepcional

Quer melhorar a moral dos funcionários? Coloque um artigo no boletim informativo da empresa ou uma nota em um quadro de avisos no escritório em reconhecimento a uma conquista especial. Elogie os funcionários por seu bom trabalho na frente de seus pares. Você não precisa gastar um centavo para recompensar colaboradores por suas ações e conquistas. Seu gesto permite que os funcionários saibam que suas contribuições e atitudes positivas fazem a diferença para a empresa e a equipe.

6. Criar um comitê de engajamento

Em meio à correria do dia-a-dia, às vezes fica difícil promover o engajamento. Assim, uma solução é delegar. Crie um comitê que fique responsável em liderar atividades divertidas. Elas entrarão na rotina dos funcionários de maneira simples e ficará mais fácil motivar toda a equipe.

7. Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional

Os programas de treinamento são uma estratégia de retenção de funcionários que vale a pena. Seus funcionários se beneficiam ao expandir suas habilidades. Você se beneficia ao obter uma força de trabalho mais produtiva e versátil. Todos ganham quando vocês crescem juntos.

8. Tenha uma missão

Você tem algum millenium na equipe? Os trabalhadores desta geração querem ser parte de uma causa que importa. Mesmo que o foco de sua empresa não seja construir casas para famílias desfavorecidas, você pode incluir ações sociais em seu plano de negócios. Independentemente da idade, você e seus funcionários se beneficiarão de ter um foco filantrópico, melhorando a reputação da sua empresa na comunidade. Você pode até encontrar um novo cliente potencial.

As empresas com culturas que realmente valorizam seus funcionários são mais bem-sucedidas em preservá-los. Não seja o líder que é pego de surpresa quando um colaborador de alto desempenho pede demissão. Em vez disso, crie um ambiente onde os funcionários se sintam valorizados, incluídos no desenvolvimento da empresa e tenham uma compreensão sólida de seu desempenho e desenvolvimento de carreira.

Quer mais dicas sobre táticas de retenção de funcionários? Baixe Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes, estudo da Robert Half que pode auxiliar no recrutamento e na retenção de talentos.

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