Você vai todo dia para o trabalho como quem vai para o matadouro ou consegue sair da cama bem disposto e animado? A realidade da maioria das pessoas é passar pelo menos 40 horas da sua semana dedicadas ao “pão nosso de cada dia” – isso sem contabilizar as horas diárias de deslocamento. A última coisa que queremos é gastar esse tempo fazendo algo que nos faz sentir miseráveis e loucos para que acabe logo. Todos temos contas para pagar e precisamos de um emprego, mas isso não quer dizer que você tenha que ter uma carreira frustrante e infeliz. Acredite, sempre há uma forma de melhorar as coisas. Separamos seis ações que podem te ajudar a ser feliz na vida profissional e pessoal, consequentemente. Confira:

1. Aumente o seu conjunto de habilidades

Seja proativo na busca de novas qualificações. Procure realizar um curso para desenvolver uma nova especialidade com a qual você tenha afinidade. Isso pode te projetar no atual emprego ou abrir caminhos para novas oportunidades.

2. Abrace seu trabalho

Mesmo que você não morra de amores pelo que faz, sempre há alguma recompensa quando trabalhamos bem – nem que seja o ego inflado. Então, quando você tiver que fazer algo, faça bem feito. Seu nome sempre será lembrado como alguém que zela por um bom trabalho.

3. Contribua para um ambiente leve

Às vezes, suas tarefas diárias são pesadas ou repetitivas. Cara amarrada e humor cítrico tendem a piorar o ambiente. Não entre nessa vibe. Sempre que possível, contribua para um ambiente mais leve e descontraído. Isso faz com que as coisas fluam de forma mais harmoniosa para todos.

4. Seja prestativo

Fazer algo para ajudar um colega, ou sua equipe como um todo, pode ser muito gratificante. Não só para você, mas para todos.

5. Não dê murro em ponta de faca

Infelizmente, há algumas situações no trabalho que nos desagradam, mas as quais não podemos mudar. Lutar contra apenas nos faz gastar energia em vão. Concentre seus esforços naquilo que realmente vale a pena e, simplesmente, aprenda a lidar com o que te desagrada. Em todo lugar acontece isso. A grama do vizinho só é mais verde até olharmos bem perto.

6. Tenha um hobby

Não se dedique exclusivamente ao trabalho. Há vida fora do escritório, desfrute dela. Já mostramos aqui no blog como hobbies criativos podem melhorar sua produtividade. E não se esqueça da saúde – atividade física sempre agrega, tanto na vida pessoal quanto na profissional (e melhora o humor também).

* Traduzido e adaptado do original 6 ways to be happier in your career and life.

CHEGOU A HORA DE SER FELIZ NO TRABALHO

Na Robert Half, entendemos que uma equipe motivada e empenhada é uma equipe feliz e produtiva. Profissionais que trabalham felizes se sentem valorizados e fazem contribuições reais.