A americana Kate Matsudaira sempre foi uma defensora do “hard work”. E não é força de expressão. Com 27 anos de idade, ela nunca havia tirado mais do que dois dias de folga seguidos. Quando Kate abriu sua própria empresa – a Popforms – no ano passado, sua jornada como empreendedora ocupava os sete dias da semana e, com frequência, ela trabalhava mais do que 12 horas por dia, “porque estava apaixonada e queria que a empresa fosse bem-sucedida”.

Só que uma gravidez no meio do caminho fez Kate perceber que nosso corpo não aguenta um ritmo tão acelerado. E não aguenta mesmo, se jornadas insanas como a de Kate se estendem por muito tempo. Sobram estudos que relacionam a elevada carga de trabalho à baixa produtividade, ao estresse e ao surgimento de doenças, já que o corpo "apita” rapidamente se está sendo exigido além da conta.

Kate se viu obrigada a diminuir o ritmo e rever sua rotina. “Se eu quisesse ser bem-sucedida, eu teria que aprender a administrar melhor o tempo e a minha energia. Eu tinha que parar de trabalhar duro; eu tinha que começar a trabalhar de forma inteligente”, escreveu ela em um artigo, onde compartilhou dicas interessantes de como ser mais produtiva. Veja algumas delas.

1. Enxergue adiante

A primeira coisa é aprender a abrir mão de alguns projetos, sempre pensando na sua carreira a longo prazo e não em como suas decisões afetarão os próximos seis meses. “Quando eu tive que abandonar meus dias de 16 horas na Popforms e percebi que eu teria apenas algumas horas por dia em que eu poderia ser verdadeiramente impactante, eu comecei a escolher meus projetos com mais sabedoria.”

2. Diga não!

Encontros para um cafezinho e as redes sociais são ótimos, mas atualmente isso está em sintonia com suas grandes metas? “Tenha consciência do seu tempo e não seja sugado pelas prioridades de outras pessoas se isso não for produtivo para você também.”

3. Não passe o dia todo com seu e-mail aberto

“Eu deixo meu e-mail fechado a maior parte do tempo e o checo apenas algumas vezes por dia. Eu até coloquei uma resposta automática para que as pessoas saibam que eu demorarei para respondê-las, o que alivia a pressão de precisar estar sempre conectada.”

4. Reestruture seu dia

Sabe aquele período do dia em que você se sente mais produtivo? Para alguns é logo pela manhã, com a cabeça ainda livre de preocupações, para outros é mais no fim da tarde, pouco antes de encerrar o expediente. Use esse tempo para dar o seu melhor. “Bloqueie esse período na sua agenda para o trabalho mais criativo e importante que você precisa fazer.”

5. Aproveite seu tempo livre

Ser mais produtivo significa não ter que trabalhar 16 horas por dia para atingir grandes resultados. “Trabalhar de forma mais inteligente dá um tempo a você mesmo e ao seu cérebro, então você volta ao trabalho renovado e mais inteligente do que antes, o que deixa você ainda mais eficiente no seu período de trabalho.”

CHEGOU A HORA DE SER FELIZ NO TRABALHO

Na Robert Half, entendemos que uma equipe motivada e empenhada é uma equipe feliz e produtiva. Profissionais que trabalham felizes se sentem valorizados e fazem contribuições reais.